domingo, 12 de junho de 2016

Seitas



Principais seitas dos dias de Jesus
Introdução
                O Novo Testamento usa a palavra grega “hairesis” para  identificar esses grupos religiosos, (Atos 26,5). Essa mesma palavra é usada para identificar os saduceus (Atos 5,17).  A  Bíblia nos apresenta três grupos religiosos que surgiram dentro do Judaísmo nos dias de Jesus.
1-      Os fariseus
Os fariseus no hebraico significa “Prushim”,os separados. Defendiam a separação do Estado da religião e achavam que o Estado devia ser regido pela Tora, a lei de Moisés.
Eram membros do Sinédrio e tornaram inimigos implacáveis de Jesus (Mt 23). A palavra fariseu tornou-se sinônimo de hipócrita e fingido, até os dias de hoje.
2-      Os saduceus
Os saduceus surgiram juntamente com os fariseus. Sua ideologia se opunha a dos fariseus. Defendiam a união da religião com o Estado Alegavam aceitar apenas os cinco livros de Moisés, rejeitando os demais livros do Antigo  Testamento ( Atos 23,8). O nome  vem do hebraico, “TSEDUKIM”, que significa Zadoque.
Muitos deles eram sacerdotes (Atos 5,17), e eles exerciam fortes influências no sinédrio. Eram também inimigos mortais de Jesus.
3-      Os essênios

Os essênios não aparecem no novo Testamento, pois viviam no deserto. Eram chamados os ISSIIM, que em hebraico significa ”os que curam”. O nome se justifica porque  possuíam realmente um conhecimento muito avançado  da medicina.
Não reconheciam a autoridade do sumo sacerdote e nem o culto  do templo de Jerusalém. São citados pelo historiador Flávio Josefo,(Antiguidades Judaica, editada pela CPAD).
Depois surgiu o quarto grupo, os herodianos,nos dias de Herodes, o grande(47-4ac). Não eram seitas religiosas, mas apoiadores da dinastia de Herodes, nas tentativas de impedir um governo direto de Roma. Foram instituídos com interesses nacionalistas e eram a favor dos impostos (Mc 12,13).
Conclusão
               
As  heresias afetam os pontos principais da doutrina crista, no que diz respeito a Deus:Trindade,o Senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo; ao homem: natureza, pecado, salvação, origem e destino; aos anjo: à igreja e às escrituras sagradas O mais grave erro é quando diz respeito à Divindade. Errar em outros pontos da fé cristã pode até não afetar a salvação, mas a doutrina de Deus é inviolável. Negar o Senhor é trazer sobre si repentina perdição.
Bibliografia: Ezequias Soares – Manual Apologética.
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário