sexta-feira, 24 de junho de 2016

Festas Judaicas



O Senhor ordenou que fossem observados três períodos de festas, todos os anos pelos filhos de Israel (Ex 23:4-16 ).
        Três festas principais eram observadas anualmente: Páscoa, Tabernáculo e Pentecostes. Tinha cada uma três festas secundárias, observadas ao mesmo tempo – uma após a outra. Pentecoste era realizado cinqüenta dias depois da Páscoa e não tinha nenhuma festa secundária associada a ela.
        O seguinte esboço sumariza as épocas , os nomes, e as partes das festas.
        Abril ( Abibe ) – Páscoa ( seguida pela festa dos pães asmos e da oferta dos feixes das primícias.
        Junho ( Sivan ) – Pentecostes.
        Setembro/outubro ( Ethanim ) – Tabernáculo ( precedida por trombetas e o dia da expiação).
A- Três aspectos das Festas
1 – Aspecto passado ( histórico )
As festas são celebradas em memória de algo que  Deus já fez.
a)  A Páscoa: libertação de Israel do Egito.
b)  Pentecostes: comemora os acontecimentos no Sinai ( Ex 19:16).
c)  Tabernáculo: era para relembrar os israelitas dos anos em que habitaram em tendas no deserto.
2 – Aspectos profético ( Futuro )
As festas apontavam para algo que Deus faria. Por exemplo: Jesus foi crucificado na páscoa, ressuscitou na festa da oferta dos feixes das primícias e derramou o Seu Espírito cinqüenta dias mais tarde, no Pentecostes. Os aspectos proféticos do Tabernáculos virão num futuro próximo, na consumação da Era da Igreja.
3 – Aspecto Pessoal
        O significado destas festas deve ser cumprido em nossa vida. Por exemplo: Cristo precisa ser recebido como nosso Cordeiro Pascal – nossa libertação do pecado e do inferno ( 1cor 5:7).
        Todos nós precisamos ser batizados no Espírito Santo e experimentar o nosso próprio pentecoste. Jesus nunca  enviou ninguém para  pregar ou ministrar sem primeiramente ser capacitado pelo Espírito Santo( AT 1:4 ).
        Po que as festas eram observadas?
        As festas do Senhor no Antigo Testamento eram também reuniões santas ( Ex 23:17 ). Cada uma das festas esclarece realidades espirituais específicas cumpridas no Novo Testamento e na Era da Igreja.
        Na época do Novo Testamento os judeus já haviam sido dispersos por todo mundo. A primeira comemoração do Pentecostes após a ressurreição de Jesus a Bíblia afirma que havia “ homens devotos de todas as nações” ( Atos 2:5 ).
        Houve longos séculos antes e durante o cativeiro de Israel na Síria e na Babilônia em que estas festas não foram observadas regularmente em Jerusalém ( MT1:17 ). Sob a liderança de Esdras e Neemias, a observância foi restaurada ( Nee8:14-17 ).
        A grande maioria dos israelitas não compreendia o profundo significado das festas que celebravam. Também hoje muitos que fazem parte da Igreja de Cristo, não compreendem o sacrifício da cruz.
        Por fim, é necessário que examinemos detalhadamente cada uma destas sete festas do Senhor. Nelas iremos descobrir sua muitas e ricas verdades históricas , proféticas e atuais.

Bibliografia: Cajado do Pastor - Publicado pelo:
World MAP
1419 N. San Fernando Blvd.
Burbank, CA 91504-4194 EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário