"Gostaria de saber se o vocábulo "aima"
significa: sopro, vida, sangue ou personalidade?"
A alma é distinta entre o corpo e o espírito, sendo imortal e
imaterial. O vocábulo "nephesh" (Heb) é traduzido alma mais de 500
vezes no Antigo Testamento e "psy-chê" (Gr) mais de 30 vezes no Novo
Testamento. Assim, a palavra alma aparece com vários sentidos nas Santas
Escrituras tanto figurativo como por Sinédoque. É nesse particular que se
precisa muito cuidado, pois muitas falsas interpretações resultam daí,
originando destarte falsos ensinos. É imperioso conhecer o sentido estrito e
teológico da palavra "alma", bem como os figurados do mesmo
vocábulo, como aparece no texto bíblico. Os animais também têm alma, mas muito
inferior à do homem: Gn 1.20,21,24,28; SI 8.5-8; Mt 6.26; 1 Co 15.39-41.
Note-se que a mesma palavra original "nephesh" é usada em Gênesis
capítulo primeiro, concernente ao homem e aos animais. A alma dos animais além
das muitas inferioridades, acaba com a morte do bruto, já a alma do homem é
eterna. Além disso, Deus, ao criar os animais disse: "faça-se", mas
quanto aos homens, disse: "façamos o homem segundo a nossa imagem e
semelhança".
O nosso corpo é a "bainha" da alma;
ela explora o ambiente ao nosso redor e recebe as impressões do mundo exterior
por meio dos sentidos corporais: vista, ouvido, olfato. etc. A alma é a sede
das emoções, paixões, desejos e sentimentos. A alma, por meio do espírito,
põe-nos em contato com Deus e por meio do corpo põe-nos em contato com o mundo.
A alma é o ser social do homem. Por meio dela ele tem
consciência de si mesmo. Sabe que é uma personalidade. Resta-nos saber que este
vocábulo tem seis sentidos diferentes nas Escrituras, sendo um real e cinco
figurados. São eles:
1. 0 sentido real. Isto é, "alma" significando
alma mesmo.
2. A alma significando
o sangue: Lv 17.14; Dt 12.23. Isto
apenas ressalta o valor do sangue, sem o qual o homem não pode viver. Quando se
faz transfusão de sangue, não se diz que estão fazendo transfusão de alma, nem
injetando alma.
3. "Alma"
significando o corpo, a pessoa física: Gn 12.5; 46.27; Êx 1.5;
12.4; Lv 21.11; Nm 6.6; Rm 13.1. •
4. "Alma"
significando animal: Gn 1.20. Aí, no original a palavra
empregada é "nephesh". Se o sentido não fosse figurado,
entenderíamos por exemplo: "produzam as águas pessoa vivente", o que
seria um contra-senso.
5. "Alma"
significando vida: Lv 22.3. Trata-se de sinédoque, figura
de linguagem literária, em que a parte é tomada pelo todo. Alma é também
chamada vida, porque é ela a parte mais importante do ser. Ela transmite vida
ao corpo mediante o espírito.
6. "Alma" significando coração:
Dt 2.30. Ora, sabemos que o coração é um órgão como os demais, de carne, que
bombeia o sangue através do corpo. Tudo o que se atribui ao coração o é
figuradamente. A referência mesmo é a alma: 1 Rs 8.17; SI 14.1; Mt 9.14; 1 Co
7.37.
Referência: A Bíblia responde - CPAD
Nenhum comentário:
Postar um comentário