sábado, 9 de julho de 2016

Arca da Aliança



      Êxodo 25.10-22 nos fala que esta arca era feita de madeira de cetim e media 1,15 por 0,75 por 0,75cm. Era chapeada de ouro por dentro e por fora, com uma moldura       de ouro ao redor. Em cada um dos seus quatro pés tinha uma argola de ouro no topo  pela qual passavam varas de ouro irremovíveis. A tampa de ouro ou propiciatório (lugar da expiação propiciatória) tinha as mesmas dimensões do topo da arca. Dois querubins de ouro estavam sobre esta tampa cada um dc frente para o outro, representando      a majestade divina que     cerca         o       Deus              vivente.
     Alem de conter os     memoriais   da redenção divina, a arca representava a    presença de Deus. Estar diante  dela era como estar na presença de Deus (Nm10.35), embora Sua presença não estivesse limitada a arca (cf. 1 Sm 4.3-11; 7.2,6). A arca deixou de ter esta função sacramental quando Israel começou a considerá-la como caixa    mágica     com poder sagrado (um paládio).
     Deus prometeu se encontrar com Moises na      arca         (Ex 25.22).     Assim,       a    arca  funcionava como lugar onde a revelação divina era recebida (Lv 1.1; 16.2; Nm 7.89). A arca servia como instrumento pelo    qual Deus guiava e   defendia   Israel durante    a peregrinação no deserto (Nm 10.11). Finalmente, era nesta  arca que   o mais alto dos sacramentos   de Israel, o  sangue      da expiação,     era apresentado     e    recebido (Lv16.2ss) .
     O destino final da arca é um mistério. Uma referência em Jeremias 3.16 parece sugerir que ela foi destruída ou capturada pelos babilônicos em 586 ac. O profeta estava dizendo que em dias vindouros a arca ( como trono de Deus) não seria perdida, porque a Nova Jerusalém deveria ser chamada de trono de Deus.
     Há uma tradução apócrifa encontrada em 2 Esdras 10.22 ; 2 Macabeus 2.4-5 que afirma que Jeremias escondeu a arca em uma caverna no Monte Nebo antes de Jerusalém ser destruída.                                                          Portanto tudo o que a Arca da Aliança representa, Jesus é. A Arca era símbolo, Jesus é a realidade! Jesus é o mover de Deus! Ele só se move debaixo do som dos adoradores!

     Enfim ,Deus deseja se mover sobre sua vida! Os sacerdotes carregavam uma caixa de ouro – a presença de Deus! No Novo Testamento, carregamos o Senhor Jesus Cristo. Para que Ele tenha liberdade de se mover em você, você terá que: 
a)      Abandonar suas regras e seguir as regras divinas;
b)      Preparar um lugar para Deus;
c)      Preparar o seu coração;
d)      Tornar-se um adorador;
e)      Desenvolver uma vida de júbilo, alegria;
f)        Desejo de oferecer sacrifícios.


Bibliografia:Pr.José Antônio Corrêa- Estudos EBD , Dicionário Bíblico Wycliffe e Dicionário Bíblico Vine.


Nenhum comentário:

Postar um comentário