sábado, 23 de fevereiro de 2019

A guerra do crente


  
               Uma das coisas que o Inimigo tem feito nestes últimos dias, por meio de uma perspectiva materialista de vida, é tirar de alguns crentes a perspectiva espiritual. Há sim um mundo espiritual por trás do material. Isso não é uma concepção platônica; mas bíblica, ensinada pelo nosso Senhor, proclamada pelos apóstolos e confirmada pelo Espírito Santo.
          Esse conflito contra o reino das trevas será contínuo até o retorno de Cristo. Desse modo, o tema é atual, e a luta da Igreja continua contra as hostes infernais. Jesus disse certa vez: “sem mim nada podereis fazer” (Jo 15.5). Paulo empregou a voz passiva para “fortalecei-vos”. Isso mostra que não se trata meramente de esforço humano, mas da completa dependência do Senhor Jesus. Esse poder provém do Espírito Santo (Ef 3.16); é a atuação da Trindade na vida da Igreja.
          Nenhum ser humano tem condições de sozinho, enfrentar os demônios e sair vitorioso. Os demônios existem de fato, mas não passam de um inconveniente diante do poder de Jesus; são entidades destituídas de poder na presença do Senhor Jesus (Mc 1.23-26; 3.11). No entanto, os humanos não podem desafiá-los com suas próprias forças.
          O verdadeiro cristão descrito em Efésios 6, que vive a vida fiel, pode ter certeza que ele vai estar envolvido na guerra espiritual. A vida de fé cristã é uma batalha; isso é uma guerra em grande escala, porque quando Deus começa a abençoar, Satanás começa a atacar.
           Um cristão que não tem mais que lutar contra o mundo, a carne e o diabo é um cristão que tem caído tanto em pecado ou em complacência. Um cristão que não tem nenhum conflito é um cristão que se retirou das linhas de frente de serviço.
          Muitos pastores são tentados a deixar uma igreja ou outro quando as coisas começam a ficar difíceis. Mas um ministério fácil pode ser um ministério fraco, porque onde a obra do Senhor é realmente feito Satanás não deixará de se opor. Como crentes em Jesus Cristo, não somos apenas filhos e servos de Deus, mas também somos soldados e o trabalho de um soldado é lutar contra o inimigo.
           Muitos crentes estão inclinados para acomodar a quase todas as práticas mundanas. Sob o pretexto de relevância, eles copiam maneiras materialistas e imorais do mundo. Quando o mundo torna-se preocupado com as coisas materiais, por isso tem a igreja. Quando o mundo abaixa seus padrões sexuais, assim como a igreja. Quando o mundo se torna enlouquecido de entretenimento, assim como a igreja. Quando o mundo glorifica a auto-estima e auto-realização, assim como a igreja.
           O Senhor não tolera o pecado em Sua Igreja, e a justiça não é uma questão de equilibrar as coisas boas com o mau. Quando uma igreja substitui programas, atividades, cerimônias e questões humanas para o Senhor e Sua obra, tornam-se um cadáver espiritual, apesar de sua aparência de vitalidade. Ele não tem vida espiritual, porque Deus não está lá. Quando desamor, a imoralidade, ritual vazio, e de auto-satisfação superar uma igreja, o resultado é falta de vida espiritual.
          Passos para o combate espiritual
                    A) Preparação            
           “Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”. ( 06:10) A base para a vida cristã eficaz é a preparação. O crente despreparados se torna o crente derrotado, que visa servir o Senhor em sua própria sabedoria e poder. A força da vida cristã é a dependência de Deus, sendo fortalecidos no Senhor e na força do seu poder . Qualquer outra força revela-se, impotente.
           A realidade cardeal apresentado no livro de Efésios é que, como crentes, estamos em Cristo e é um com Ele. Sua vida é a nossa vida, o Seu poder de nosso poder, a Sua verdade a nossa verdade, o seu caminho em nosso caminho, e, como Paulo continua a dizer aqui, Sua força é a nossa força.
          A força do Senhor é sempre mais do que suficiente para a batalha. Quando Jesus disse à igreja de Filadélfia, "eu pus diante de ti uma porta aberta que ninguém pode fechar, porque você tem um pouco de poder, e ter mantido a minha palavra, e não negaste o meu nome" ( Ap 3: 8 ) , Ele estava afirmando que, mesmo um pouco de poder foi suficiente para preservá-los, porque era poder sobrenatural do Senhor. A nossa própria força nunca é forte o suficiente para se opor a Satanás, mas quando somos fortes no Senhor, mesmo um pouco de sua força é suficiente para vencer qualquer batalha. "Posso todas as coisas naquele que me fortalece", disse Paulo ( Fl. 4:13 ).
          Em última instância, as batalhas da igreja com Satanás já está ganha. Em sua crucificação e ressurreição de Jesus destruiu Satanás e seu poder do pecado e da morte ( Rm 5: 18- 21. ; 1 Cor 15: 56-57. ; Hb 2:14. ).
          Estamos em uma guerra feroz e terrível, mas nós não temos nenhuma razão para ter medo, se estamos do lado do Senhor. Apropriação de que a força vem através dos meios da graça, da oração, do conhecimento e obediência à Palavra e da fé nas promessas de Deus ( 1Tm 4:5).
          b)  Provisão:
          “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que você pode ser capaz de manter-se firme” ( 06:11 a) .
          A fim de aproveitar a força do poder de Deus, um crente também deve colocar no plano espiritual  que é a armadura que Ele fornece (cf. 2 Cor. 10: 3-5 ). A armadura de Deus não é algo para ser colocado e retirado de vez em quando, mas é algo a ser colocada em forma permanente. Não é um uniforme para vestir apenas ao jogar um jogo e, em seguida, para remover quando o jogo acabou. A armadura de Deus é ser companheiro ao longo da vida do cristão. Ele fornece os crentes com o poder divino de "àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para fazê-lo estar na presença de Sua glória irrepreensível com grande alegria" ( Judas 24 ).
          Paulo provavelmente foi acorrentado a um soldado romano quando ele escreveu as palavras de Efésios, e olhando para a armadura do soldado, ele foi inspirado pelo Espírito Santo a ver nele a analogia de provisão espiritual de Deus para a nossa batalha contra Satanás e seus anjos.
          O inimigo contra o qual precisamos de força e armadura de Deus é Satanás, o diabo . Porque ele é o inimigo de Deus, ele é o nosso inimigo, e que a única maneira que ele pode atacar a Deus é através de nós. Podemos, portanto, ter a certeza de que ele vai nos procurar e atacar-nos com os seus esquemas .
          A Bíblia é clara sobre a existência real e pessoal de Satanás. Ele já foi o anjo-chefe, o querubim ungido, a estrela da manhã, que brilhava com todas as jóias de beleza criadas, até que ele se rebelou contra o seu Criador e tentou usurpar seu poder e glória (ver Isa. 14: 12-17 ; Ez 28: 1-10. ; Apocalipse 12: 7-9 ). Ele aparece pela primeira vez nas Escrituras, sob a forma de uma serpente, como ele tentou Adão e Eva ( Gn 3: 1 ). Jesus não só falou sobre Satanás ( Lucas 10:18 ; João 8:44 ; 12:31 ), mas falou com ele ( Mt 4: 3-10. ). Paulo, Pedro, Tiago, João, e o escritor de Hebreus todos falam dele como um ser pessoal ( Rm 16:20. ; 2 Cor 2:11. ; . 1 Tessalonicenses 2:18 ; Hb. 02:14 ; Tiago 4 : 7 ; 1 Pedro 5: 8. ; Ap 12: 9 ). Vemo-lo opondo a obra de Deus ( Zc. 3: 1 ), pervertendo a Palavra de Deus ( Mt 4: 6. ) (, dificultando o servo de Deus . 1 Tessalonicenses 2:18 ), o que dificulta o evangelho ( 2 Cor. 4: 4 ), projeta armadilhas ( 1 Tim. 3: 7 ), aparecendo como um anjo de luz ( 2 Coríntios 11:14. ), se opõe contra os anjos ( Judas 9 ). Ele trouxe o pecado no mundo e todo o mundo agora está em seu poder ( 1 João 5:19 ).
          A Bíblia refere-se ao diabo por nomes pessoais e descrições como "o querubim ungido" ( Ez 28:14. ), "o governante dos demônios" ( Lucas 11:15 ), "o príncipe deste mundo" ( João 16: 11 ), "o deus deste mundo" ( 2 Cor. 4: 4 ), "o príncipe do poder do ar" ( Ef. 2: 2 ), e muitos outros. Ele é identificado como o grande dragão, um leão que ruge, o vil, o tentador, o acusador, e o espírito de trabalha nos filhos da desobediência. Cinqüenta e duas vezes ele é chamado de Satanás, o que significa "adversário", e trinta e cinco vezes o diabo, que significa "caluniador". Eles são um inimigo do mal, formidável, astúcia, poderoso e invisível contra a qual nenhum ser humano em seu próprio poder e de recursos é capaz de vencê-los.
          Evidência de grande poder e engano de Satanás pode ser visto no fato de que, apesar de libertação milagrosa de Deus para o povo de Israel do Egito, Suas bênçãos imensuráveis, proteção e disposições no deserto e em Canaã, seu povo escolhido caiu repetidamente para seduções de Satanás, para o adorarem ídolos hediondos e demoníacos do paganismo. Depois que todas as previsões do Messias dada no Antigo Testamento e depois de pregação, ensino e curas milagrosas de Jesus, Satanás conseguiu induzir Israel de rejeitar e crucificar seu próprio Messias.
           Em nossos dias, o mundo está correndo para aceitar tais enganos demoníacos como movimento de libertação da mulher, que nega a ordem de Deus para a família; a nova moralidade, que não é a moralidade; e homossexualidade, que é a perversão total de sexualidade. A proliferação de cultos pagãos e apóstatas cristãos e ismos religiosos / filosóficos vivenciados por nenhuma outra época da história reflete o trabalho de "espíritos enganadores" e "as doutrinas de demônios" ( 1 Tim. 4: 1 ). Mesmo em nome do cristianismo, a divindade de Jesus, milagres, ressurreição, sacrifício expiatório, segunda vinda, e julgamento são negados. A igreja está sendo seduzido longe da Escritura pela teologia liberal, psicologia, misticismo, e até mesmo o ocultismo.
          Todas estas coisas são apenas manifestações de as ciladas do diabo contra a humanidade. De todas as maneiras confusa e enganosa que ele possa conceber "o diabo vem e tira a palavra do seu coração, para que não creiam e sejam salvos" ( Lucas 8:12 ). Em outra ocasião, o Senhor advertiu que "surgirão falsos cristos e falsos profetas se levantarão e mostrarão grandes sinais e prodígios, para enganar, se possível, até os escolhidos" ( Mat. 24:24 ).
          As ciladas do diabo incluem a propagação de crenças individuais e estilos de vida que corruptos e malditos. Eles incluem tentações dos filhos de Deus para a imoralidade, o mundanismo, orgulho, auto-suficiência e auto-satisfação. Eles incluem calúnia, ridículo e perseguição dos seus santos.
          c) A batalha
           O cristão luta não é apenas contra o próprio Satanás, mas também contra uma série de seus subordinados demônio, uma vasta gama de adversários que, como o diabo, não são carne e sangue . O nosso maior inimigo não é o mundo que vemos, corrupto e mau como ele é, mas o mundo que não podemos ver.
           Governantes, ... poderes, ... as forças deste mundo tenebroso, ... e as forças espirituais do mal, descrever os diferentes estratos e rankings desses demônios e do mal, império sobrenatural em que operam.Os seres humanos que promovem o paganismo, o ocultismo, e vários outros movimentos e programas ímpios e imorais, mas são enganados por Satanás e seus demônios-presos pelo pecado em involuntariamente ajudam a cumprir seus planos.         
          d)  Vitória
          Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que você pode ser capaz de resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer inabaláveis. ( 06:13 )
           Deus não dá adiamentos ou isenções. Seu povo está em guerra e continuará a estar em guerra até que Ele volte e se encarrega de terra. Mas mesmo o soldado mais dispostos e ansiosos de Cristo é impotente sem a provisão de Deus. Esse é o ponto de Paulo aqui: tomai toda a armadura completa de Deus . Temos Sua disposição em ser Seus filhos, em ter a Sua Palavra, em possuir Sua habitação do Espírito Santo, de ter todos os recursos de nosso Pai celestial.
          Portanto a batalha espiritual é uma realidade incontestável à luz das Escrituras, no entanto, também fica claro que esta luta não é contra as pessoas e sim contra as forças espirituais do mal, por essa razão fortalecidos em Deus, poderemos com segurança sermos vitoriosos. Todos os dias, uma vez que a queda foi um dia mau para a humanidade, e todos os dias vai continuar a ser o mal até o usurpador e suas forças são lançados para sempre no abismo. Nossa responsabilidade é a de resistir e manter-se firme.
         
          Referências:  JOHN MacArthur -COMENTÁRIO DO NOVO ESTAMENTO;Lições       do 1º trimestre de 2019 – Esequias Soares; Igreja Evangélica Assembleia de       Deus      em Pernambuco Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais Pastor Presidente: Aílton José Alves.

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário