domingo, 3 de março de 2019

Como Satanás se opõe ao crente?


              

            Satanás se opõe ao crente em muitos aspectos, alguns deles direto e óbvio e outros deles indiretas e sutis. Primeiro de tudo, ele tenta impugnar caráter e credibilidade de Deus, assim como ele fez com Adão e Eva. Porque a maior força do homem é confiar em Deus, o objetivo de Satanás é fazê-lo desconfiar de Deus. Em inúmeras variações Satanás continua a seduzir os homens para duvidar da vontade de Deus ("De fato, que Deus disse?") E para duvidar Seus motivos ("Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus ", Gen. 3: 1 , 5 ). Supremo desejo do diabo é para convencer os homens de que Deus não é confiável, para levá-los a negar a Palavra de Deus e fazê-lo de mentiroso (veja 1 João 5:10 ). Satanás pinta o Pai de verdade em sua própria imagem perversa como "o pai da mentira" ( João 8:44 ). Quando um crente duvida da bondade de Deus, amor, poder, graça, misericórdia, ou suficiência, ele se junta a Satanás em impugnar a veracidade de Deus. Quando um crente se torna ansioso, desanimado, deprimido e sem esperança, ele se junta a Satanás em impugnar confiabilidade de Deus. Ele seduz alguns crentes até mesmo para cometer assassinato contra si mesmo através do suicídio, porque eles não vão reconhecer ou aceitar o perdão seu Pai celestial continuamente e oferece livremente ( 1 João 1: 9 ). Quando uma criança morre ou é permanentemente aleijado, um marido ou esposa é tirado, uma criança se afasta do Senhor, ou perdemos nossos negócios ou nossa saúde, Satanás ou seus demônios podem tentar gerar pensamentos na mente que colocar o culpa em Deus. Esta arena de conflito também envolve atacar a veracidade e suficiência das Escrituras.
            Em segundo lugar, Satanás tenta minar vitória presente, gerando problemas que torna a vida difícil, tentando-nos, assim, a abandonar a obediência às normas e chamado de Deus. Sua tática mais extrema é perseguição. Ao longo da história da igreja, os fiéis tiveram de pagar por sua fé com sua reputação, sua liberdade, seus empregos, suas famílias, e até mesmo suas vidas. Talvez perseguição mais comum e eficaz do diabo dos cristãos vem sob a forma de pressão dos pares. O medo da crítica e do desejo de ser aceito pelos amigos leva os crentes a comprometer a Palavra de Deus. Satanás pode até reverter sua abordagem e à vida cristã fiel rebaixada, tornando mais fácil. Sem dificuldades, há a tendência para perder o senso de dependência do Senhor. As circunstâncias mais fáceis são muitas vezes os mais difíceis em que para ser fiel. Muitos crentes cuja fé é fortalecida por tempos difíceis encontrá-lo é enfraquecido quando o campo de batalha é tranquilo. O cristianismo é muitas vezes impotente quando é aceitável.
            Em terceiro lugar, Satanás ataca crente através confusão doutrinária e falsidade. Cristãos que são ignorantes há Palavra de Deus são presas fáceis para idéias erradas sobre as coisas de Deus sobre a salvação, santificação, moralidade, céu e inferno, a segunda vinda, e todos os outros a verdade bíblica. O crente que está confuso sobre a Palavra de Deus não pode ser eficaz na obra de Deus. Ele é "jogou aqui e ali por ondas e levados ao redor por todo vento de doutrina" ( Ef. 4:14 ). O inimigo continuamente tenta convencer os cristãos que a Escritura é difícil de entender e insuficiente para lidar com questões complexas, de modo que a pessoa média não pode esperar para fazer sentido ou aplicação do mesmo e pode muito bem desistir de tentar. Quando os crentes ouvir pregadores e professores dando interpretações conflitantes e mesmo contraditórias da doutrina, seus medos sobre a Escritura ser difícil de entender são reforçadas. E em vez de estudar a Palavra de Deus por si mesma, muitos se tornam ovelhas dispostos para falsos pastores para desviar.
            Em quarto lugar, Satanás ataca o povo de Deus, impedindo o seu serviço a Ele. Ele se opõe a toda a vida fiel e cada ministério eficaz. Opôs-se o trabalho de Paulo em Éfeso por meio de "muitos adversários" ( 1 Cor. 16: 9 ) e até mesmo deu o apóstolo "um espinho na carne, um mensageiro de Satanás para Buffet [ele]" ( 2 Cor. 12: 7 ), e impediu seus planos para Tessalônica ( 1 Ts. 2:18 ). O Senhor usou esse espinho para fortalecer o ministério de Paulo, mantendo-o dependente e humilde e Ele usou esse obstáculo para realizar a sua obra prioridade em outros lugares, mas o propósito de Satanás busca minar e enfraquecer o trabalho.
            Em quinto lugar, Satanás ataca os crentes, causando divisões. É por isso que Jesus orou tão intensamente e repetidamente para a unidade de Seus seguidores ( João 17:11 , 21- 23 ) e ordena que ser rápida e de boa vontade reconciliados um com o outro ( Matt. 05:24 ). Nada evidencia mais claramente a carnalidade da igreja de Corinto que a sua divisão (ver 1 Cor 1-3. ), e uma das grandes preocupações de Paulo pelos crentes de Éfeso foi a de que eles sejam "diligente para preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz "( Ef. 4: 3 ).
            Em sexto lugar, Satanás ataca os crentes persuadindo-os a confiar em seus próprios recursos. Para tentar fazer a obra do Senhor em nosso próprio poder não é para fazer a Sua obra em tudo. Depois de Davi tinha experimentado muitos anos de regra com sucesso sobre Israel e de derrotar seus inimigos, "Satanás se levantou contra Israel e incitou Davi a numerar Israel." Em vez de confiar no Senhor como ele tinha no passado, Davi decidiu contar os seus próprios recursos, em termos de soldados. "Deus estava descontente com essa coisa, por isso Ele atingiu Israel" com o julgamento. "E Davi disse a Deus:" Eu pequei muito, em que eu fiz essa coisa, mas agora, por favor tire a iniqüidade do teu servo, pois tenho feito muito tolamente. '"( 1 Crônicas 21: 1-8. ) . Não importa o quanto abrangente  é nossa teologia e não importa o quão sólida a base bíblica do nosso entendimento, se não confiar dia a dia na liderança e provisão de Deus, vivendo em constante fé e oração dependente, somos soldados despreparados de Cristo e são vulneráveis aos nossos adversários espirituais. Sendo preenchido com a Palavra de Deus, mas não obediente ao Seu Espírito causou a queda de muitos crentes. Doutrina certa, sem devoção à direita é uma armadilha grave para muitos cristãos. A pessoa que confia no seu próprio entendimento, em vez de o próprio Senhor ( Prov. 3: 5 ) joga nas mãos de Satanás. Como observamos com esta mesma igreja em Éfeso, dentro de poucos anos tornou-se frio e mecânico na expressão da sua ortodoxia. Teologia direito sem profunda devoção a Cristo não pode impedir a morte de uma igreja.
            Em sétimo lugar, Satanás ataca os crentes, levando-os em hipocrisia. Um de seus maiores sucessos ao longo da história da Igreja é a de preencher a igreja com os infiéis religiosos e com verdadeiros crentes que vivem vidas desobedientes. O crente que está mais preocupado com a sua reputação para fora do que sua espiritualidade interior faz o trabalho do diabo, não do Senhor. Para ser satisfeito com cobrindo os nossos pecados e fraquezas espirituais com uma máscara de piedade, em vez de levá-los ao Senhor para a limpeza e fortalecimento, é jogar o jogo de Satanás.

            Em oitavo lugar, Satanás ataca os crentes, levando-os para o mundanismo, seduzindo-os a deixar o mundo espremê-los "em seu próprio molde" (ver Rom. 12: 2 , Phillips). Em tempos de prosperidade que este se encontra particularmente fácil de conduzir o povo de Deus no materialismo, a auto-satisfação, auto-indulgência, o hedonismo, e contentamento com as coisas deste mundo. Refletindo novamente no aviso de João, somos lembrados: "Não ameis o mundo, nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo "( 1 João 2: 15-16 ).
            Em nono lugar, de uma forma que englobam todos os outros, Satanás ataca os crentes, levando-os a desobedecer a Palavra de Deus. Porque Deus nos quer agir com fidelidade, o inimigo nos encoraja a agir deslealmente Porque Deus quer que vivamos moralmente, o inimigo nos solicita a viver imoralmente. Porque Deus nos quer falar a verdade, o inimigo nos tenta a mentir. Porque Deus quer que amemos, o inimigo nos tenta odiar. Porque Deus quer que se contentar com o que temos, o inimigo nos tenta a cobiçar. Porque Deus quer que vivamos pela fé, o inimigo nos tenta viver por vista. E assim, com todos os comandos e padrão das Escrituras.

            Referência: COMENTÁRIO DO NOVO TESTAMENTO
(WILLIAM BARCLAY)


Nenhum comentário:

Postar um comentário