Enquanto a Primeira Dispensação não teve uma
duração muito certa, a Segunda Dispensação, de "Adão ao Dilúvio",
teve uma duração de 1656 anos, ^ quando deu-se a Tentação e a queda do homem
até Gn 2.
Temos visto muitas coisas boas; porém em Gn 3, a
cena muda e o mal aparece. O tentador, com o aspecto de uma serpente, tenta a
mulher e ela comete o pecado da desobediência, acompanhando-a Adão. Se a
serpente era simplesmente influenciada pelo maligno ou se era uma positiva
materialização dele, não sabemos;
não resta dúvida porém que Satanás foi a causa
original da tentação, Ap 12.9; 20.2. Ao menos, é evidente que a serpente foi
possuída por Satanás e chegou a ser identificada com ele e o mesmo falou por
ela, Gn 3.1,4: "...Diz que a Serpente falou". \
Por que Deus fez o homem com a capacidade de pecar?
Podia haver criatura moral sem capacidade de escolher? A Liberdade é um dom de
Deus ao homem: liberdade de pensar, liberdade de escolher, liberdade de
consciência e sendo assim, ainda usa essa liberdade para rejeitar e desobedecer
a seu Deus.
Deus não sabia que o homem haveria de pecar? Sim. E
Ele previu as terríveis conseqüências disso, e também previu seu resultado
final. Sofremos e tomamos a sofrer, e indagamos sem atinarmos porque Deus fez o
mundo assim, um dia, porém, depois tudo tiver chegado à plena realização, nosso
sofrimento acabará } e todos enigmas se deslizarão,
E assim, desobedecendo, pecaram e trocaram sua
inocência por uma consciência acusadora; sua ignorância por um conhecimento do
bem que tinham desprezado e do mal que não podiam remediar. Tinham agora seus
olhos abertos para descobrir o que teria sido mais feliz ignorar; e, impelidos
por um sentimento de vergonha, trabalharam (inutilmente) para cobrir a sua
nudez.
Notamos que Adão e Eva podiam estar tranqüilos com
os aventais de folhas que fizeram, enquanto lhes parecia que Deus estava longe.
Mas, em vindo o Senhor, logo se esconderam, sentindo-se, aos olhos divinos,
descobertos e envergonhados.
Temos no pecado de Eva, os seguintes resultados:
a) A Concupiscência do Comer: "...boa para
comer";
b) A Concupiscência dos Olhos: "...agradável
aos olhos", e
c) A Soberba da Vida: "...desejável para
entendimento ".
Notamos que a primeira conseqüência do pecado foi a
vergonha que eles tiveram, ao encontrar-se com Deus, ao ponto de "fazerem
aventais", Gn 3.7. O Todo Poderoso então fez túnicas de pele de animal,
para vesti-los, Gn 3.21.
Aliança Adâmica
A Aliança Adâmica determina a vida do homem
decaído, e marca condições que prevalecerão até a época do reino eterno.
"A própria criatura será liberada do cativeiro
da correção para a liberdade da glória dos filhos de Deus '\ Rm 8.21.
Os Elementos da Aliança Adâmica, são os seguintes:
1°)A Serpente, instrumento de Satanás, amaldiçoada;
2°) A primeira promessa de um redentor, Gn 3.15;
3°) A condição da Mulher mudada em três sentidos,
Gn 3.16: concepção multiplicada; maternidade ligada com sofrimento; sujeição ao
homem, Gn 1.26,27.
4°) A Terra Amaldiçoada por causa do homem, Gn
3.17;
5°) O inevitável cansaço da vida, Gn 3.17;
6°) O leve trabalho do Éden, Gn 2.15; mudado para o
serviço laborioso, Gn 3.18,19,e
7°) A morte física, Gn 3.19; Rm 5.12,2; para a
Morte Espiritual.
"Deus dá uma demonstração que sua atitude para
com o Homem é sempre com o intuito de fazê-lo compreender sua pequenez e
dependência, mas jamais deixa de prover".
Aqui, duas Ofertas Diferentes:
1a) Abel oferece sangue. Ele mostrou penitência e
desejo de aproximar-se de Deus. O sacrifício foi feito pela Fé nos atributos
que ele via em Deus, I Jo 3.12. Devemos observar que havia uma grande diferença
na conduta de Caim e Abel, que era um homem de fé e obediente ao Senhor, Gn
4.4; Hb 11.4 e Caim, ofereceu dos frutos do campo que cultivava, demonstrando
um espírito de alta confiança, onde temos uma "Oferta Sem Fé", movida
pela rebelião e pelo desprezo ao Redentor. Deus recebe a oferta de Abel e Caim
revolta-se e mata seu irmão:
"É bom notar que a "primeira
contenda" entre irmãos resultou em ódio, separação e morte ".
2a) Caim. Foi o primeiro a construir cidades e o
primeiro a glorificar o nome do homem, Gn 4.17. Edificou uma cidade e pôs o
nome de seu filho, Enoque.
Sua Linhagem Ímpia:
Lameque, Gn 4.19. Foi o "primeiro
polígamo", isto é, possuiu mais de uma mulher, Gn 4.23,24. Brigou com um
rapaz, saiu ferido e o matou.
Jabal, um dos filhos de Lameque. Distingue-se como
o "primeiro homem a ocupar-se da pecuária e a adotar uma vida
nômade", habitando em tendas. Talvez em desafio ao mandamento.
Jubal, outro filho de Lameque. Foi o "Inventor
de Instrumentos Musicais". A música é do Senhor e haverá maravilhosa
harmonia no Céu.
Tubal-Caim era "fabricante de Artefatos de
Ferro e Cobre". Possivelmente, foi o primeiro homem a forjar armas
bélicas^ Por causa desses materiais, Gn 6.13, é "pois a terra está cheia
de violência dos homens". Isso indica a orgia de crimes, homicídios e
obras iníquas.
Esses homens: Jabal, Jubal e Tubal-Caim eram
ímpios, Gn 4.26.
Depreendemos de Gn 4.25, que o assassinato de Abel
teve lugar pouco antes do nascimento de Sete, isto é, uns 130 anos depois da
criação do homem. Por isso não devemos pensar que Abel e Caim fossem os únicos
filhos de Adão e Eva. Em Gênesis 3.20, lemos: Eva, mãe de todos os viventes; e
Gn 5.4, registra que Adão e Eva tiveram filhos e filhas. A tradição diz que
foram 33 filhos e 27 filhas. Esses naturalmente tiveram descendências. Por isso
quando Abel morreu, provavelmente havia muito mais gente no mundo do que se
pensa. Deus coloca um sinal em Caim, Gn 4.15. Na V.B. lê-se: "Jeová deu um
Sinal a Caim'9. Não devemos entender que ele fosse marcado, mas que Deus, de
alguma maneira, assinalou a pretensão divina.
Uma pergunta freqüente é esta: "Com quem casou
Caim? ". A resposta, por uma suposição, é esta: com uma irmã dele.
Você talvez vai ignorar este casamento, mas não
deve esquecer que a proibição de casamento com parente próximo, veio só 2.500
anos depois, Lv 18.6. Sabemos que "tais uniões", ilícitas para os
Israelitas, eram praticadas por outros povos, Lv 18.24. Não podemos continuar
nesta história, pois é muito longa.
Ao chegarmos a Terceira Dispensação é necessário que conheçamos:
A Genealogia de Adão a Noé e suas idades
relacionadas: Adão, 930 anos; Sete, 912 anos; Enos, 905 anos; Cainã, 910 anos;
Maalelel, 895 anos; Jerede, 962 anos;
Enoque, 365 anos; Metusalém, 969 anos; Lameque, 777
anos; Noé, 950 anos.
Temos aí uma influência do pecado na raça humana. O
homem perdendo vida, saúde e alegria; e hoje o salmista afirma: "que os
nossos dias são de 70 anos e se alguns chegarão aos 80 anos pela sua
robustez". SI 90.9,10.
No começo da Dispensarão, colocamos sua duração de
1656 anos. Vamos dividi-la: Adão viveu 930 anos e Noé, 950 anos; entre a morte
de Adão e o nascimento de Noé, temos 126 anos. Do Dilúvio a Abraão, 427 anos e
Noé viveu 600 anos antes do castigo divino e 350 anos após.
No final da Dispensação da Consciência, os homens
estavam em um estado de iniqüidade desenfreada, soltando as rédeas às práticas
carnais, isto com exemplos vividos pela geração passada, resultando em costumes
e corrupção do povo antediluviano. O seu cálice de iniqüidade encheu-se; porém
o Justo Noé, passou a avisar seus compatriotas do que poderia acontecer. Então
o Senhor disse: "Arrependo-me de ter feito o homem na terra e isso pesou
no coração". Disse o Senhor: "Farei desaparecer da face da terra o
homem que criei", Gn 6.6,7. Um período longo de 1656 anos onde a raça
humana havia aumentado muito e o Senhor destruiu com o Dilúvio, o qual durou l
ano e 10 dias. Noé entra na arca no dia 17 do segundo mês, quando tinha 600
Anos, e continuou até o dia 27 do segundo mês, no ano seguinte, Gn 7.11; SI
1.22.
O que significa a Arca ? Era uma simples e clara
figura de Cristo, e um meio de salvação pelo qual uma geração passou pelas
águas da morte, e saiu salva do juízo divino. Os refugiados na arca escaparam
da sorte dos ímpios. Assim Cristo. nos salva, por sua morte e ressurreição, se
somos achados mortos nele. Para quem está nele não há condenação, Rm 8.1.
Noé não esperou o pronunciamento de um juízo. O que
ele queria é que sua família fosse salva por meio da arca, não importando com
quem não cria em sua pregação. Seu dever foi cumprido.
O incidente do Dilúvio é, sem dúvida, o exemplo
clássico de Juízo Divino e, por isso, deve ser aceito como o tipo e ensino do
Espírito Santo sobre o assunto. Lemos que juízo é uma obra estranha de Deus, Is
28.21. Significa que é diferente de falar que Deus é amor, paz, alegria, prazer
e misericordioso.
O juízo tem cinco aspectos diferentes:
1°) É para a Glória de Deus;
2°) É para Instruir as Nações, Is 26.9;
3°) É para Purificar, Gn 15.16;
4°) É, conseqüentemente, uma Libertação do Mal, e
5°) É Profético
Conclusão
O desfecho da Dispensação da Consciência não
significa que Deus deixou de usar a consciência como um meio de falar ao homem.
A consciência é conhecida como "a voz. de Deus dentro da alma ". Noé
e sua família haviam presenciado tanto o bem como o mal e eram responsáveis,
junto com a sua posteridade, pela obediência à voz da consciência e a escolher
o bem. O Dilúvio marcou o término de um período de Intervenção Divina, na
história do homem e um novo começo com Noé e seus filhos.
Resumo
A
DISPENSAÇÃO DA CONSCIÊNCIA — Gênesis
3.1-8.4 (cerca de 1656 anos).
1. Palavra chave: Consciência.
2. Propósito: Provar que o homem tem
capacidade para manter-se fiel a Deus num clima de liberdade e segundo os
ditames de sua própria consciência.
3. Revelação: A redenção do homem. O
sacrifício de Abel prefigura o sacrifício definitivo de Cristo, o Cordeiro de
Deus. Apocalipse 13.8; Hebreu 11.4; Gênesis 4.4.
4. Personagens
principais: Enoque e Noé.
5. Concerto divino; A fé em
Deus. Vd Hebreus 11.4-7.
6. Atos de desobediência: De Caim
a Lameque existe um aumento surpreendentemente progressivo de
desobediência, de modo a absorver a linhagem fiel, os filhos de Sete, levando
o mundo da época a um estado de violência e apostasia.
7. Julgamento divino: O juízo de Deus
manifestou-se através do Dilúvio que caiu sobre toda a terra.
Obs.: A arca representa o refúgio de
Deus contra Seu próprio juízo...
OLSON, Nelson Lourenço. Plano Divino Através dos
Séculos.
McNAIR, S. E. A Bíblia Explicada.
HALLEY, Henry H. Manual
Bíblico. São
Paulo: Vida Nova.
TOLEDO, Alcino Lopes. Apostilas das Sete
Dispensações, Faetel, São Paulo.
Autor: Pr. Alcino Lopes de Toledo
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