- Lição 6 -
5 de Fevereiro de
2017
Paciência: Evitando as dissensões
TEXTO ÁUREO
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VERDADE PRÁTICA
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“Alegrai-vos na esperança, sede
pacientes na tribulação [...]” (Rm 12.12).
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A paciência, como fruto do
Espírito, é um antídoto contra a ansiedade e as dissensões.
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LEITURA DIÁRIA
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Segunda - Rm 16.17
Evitando as dissensões
Terça - 1Co 1.10
Evitando os que promovem dissensões
Quarta - 1Co 11.18
Não promover dissensões
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Quinta - Rm 13.13
Fugindo das contendas e dissoluções
Sexta - Gl 5.20
As dissensões são obras da carne
Sábado - Gl 5.26
Não cobiçosos de vanglória
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LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
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Tiago 5.7-11.
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7 Sede, pois,
irmãos, pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso
fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e
serôdia.
8 Sede vós também
pacientes, fortalecei o vosso coração, porque já a vinda do Senhor está
próxima.
9 Irmãos, não vos
queixeis uns contra os
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outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta.
10 Meus irmãos,
tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do
Senhor.
11 Eis que temos por
bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó e vistes
o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.
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COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
A impaciência é uma das características da vida moderna. As pessoas, a
cada dia, estão mais ansiosas, o que contribui para o aumento das dissensões.
Basta ler os noticiários para vermos casos de brigas e confusões. Muitos desses
casos acabam em tragédia e famílias destruídas. Por isso, podemos de imediato
perceber a relevância da lição de hoje para os nossos dias. Estudaremos a
respeito da paciência, como fruto do Espírito, e as dissensões, como obra da
carne. [Comentário: Paciência é a
virtude que consiste em suportar dissabores e infelicidades; resignação.
Paciência e perseverança são virtudes cristãs imprescindíveis aos que aguardam
a volta de Cristo (Rm 8.24-25). Todos os sofrimentos do momento enfermidade,
dor, calamidade, decepções, pobreza, maus-tratos, tristeza, perseguição e todos
os tipos de aflição devem ser considerados insignificantes ante a bênção, os
privilégios e a glória que serão concedidos ao crente fiel, na era vindoura
(2Co 4.17.) Nas palavras do apóstolo Tiago, as tentações que provam a fé
produzem ‘paciência’ e ‘maturidade espiritual’ (Tg 1.3, 4). Esta paciência é
demonstrada no domínio da língua e da ira, na mansidão, no compromisso com a palavra,
na fraternidade cristã, na prática da fé, na santidade, na submissão a Deus; e
por fim, na expectativa da vinda de Cristo (Tg 1.21,25 e 27; 2.14; 4.8). Dado
estas palavras, notamos que este tipo de paciência difere daquela virtude comum
a todos os homens; esta paciência só possui e exercita, aqueles que foram
regenerados. Não se pode olvidar que os dias que vivemos são propícios à
impaciência, todos – crentes ou não, estamos sujeitos a ela. É fácil não
desistir nem desanimar quando as circunstâncias da vida são boas. Contudo,
muitas pessoas vêm, paulatinamente, irritando-se com facilidade em qualquer
situação adversa. Uma situação ruim no trânsito, ainda que corriqueira, causa
revolta. Algo desagradável no ambiente de trabalho provoca reclamação e insatisfação.
O apóstolo Paulo afirma: “e não somente isto, mas também nos gloriamos nas
tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a
experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão,
porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo
que nos foi dado.” (Rm 5.3–5).] Dito isto, vamos
pensar maduramente a fé cristã?
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I. PACIÊNCIA, ATO DE RESISTÊNCIA À
ANSIEDADE
1. A paciência como fruto do Espírito. O termo paciência
no grego émakrothümia e significa longanimidade, perseverança e firmeza (Hb 12.1). A
paciência, fruto do Espírito, nos habilita a suportar as provações e nos leva a
ser complacentes com as falhas dos outros. Vivemos em um mundo onde as pessoas
estão a cada dia mais ansiosas, mas os que têm esse aspecto do fruto sabem
esperar em Deus com tranqüilidade (Sl 40.1). O nosso maior exemplo de paciência
está em Deus. Ele é longânimo para com os homens, esperando que ninguém se
perca (2Pe 3.9). Moisés, ao ter um encontro com o Senhor no monte Sinai,
declarou: “Jeová, o Senhor, Deus misericordioso e piedoso, tardio em iras e
grande em beneficência e verdade” (Êx 34.6).[Comentário: Mackrothumia,
o substantivo, makrothumos, o adjetivo e makrothumein, o verbo, são expressões
nas versões ARC e ARA pela idéia de longanimidade e paciência. A Bíblia, no
entanto, fala de paciência como um fruto do Espírito (Gl 5.22), o qual deve ser
produzido por todos os Cristãos (1Ts 5.14). Paciência revela nossa fé no fato
de que Deus sabe qual o melhor tempo para tudo e que Ele é onipotente e
amoroso. As pessoas que possuem esta virtude do Espírito Santo executam de modo
complacente as tarefas mais desprezíveis ou árduas como se servisse ao próprio
Deus. Após o apóstolo Paulo falar sobre a "paz" ele irá falar sobre a
"paciência". O cristão que tem paz, conseqüentemente tem paciência e
o contrário também é verdadeiro. Paz envolve nosso relacionamento com Deus,
enquanto que Paciência é relativo ao nosso relacionamento com o próximo.
Observe que ambas estão intimamente ligadas propositalmente pelo Espírito.]
2. A paciência e a ansiedade. Muitos cristãos
vivem sofrendo por antecipação, pois se esquecem do que Jesus nos ordenou:
“[...] Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida [...]” (Mt 6.25). A ansiedade é
uma perturbação interior causada pela incerteza, pelo medo. Ela gera angústia e
sofrimento, porém Deus não quer que seus filhos vivam com o coração perturbado,
ansioso (Jo 14.1). A paciência, fruto do Espírito, nos ajuda a enfrentar as
lutas e os sofrimentos da vida sem desanimar. Os sofrimentos não são para nos
destruir, mas servem para nos lapidar, para nos tornar mais pacientes e
perseverantes (Hb 12.7-11). Precisamos aprender a esperar com paciência e
tranqüilidade em Deus, tendo a certeza de que todas as coisas cooperam para o
nosso bem (Rm 8.28). Lancemos diante do Senhor tudo aquilo que nos aflige, pois
Ele é bom e tem cuidado de nós (1Pe 5.7). [Comentário: Definido a
paciência como fruto do Espírito, precisamos agora definir ansiedade: é uma
sensação interna de apreensão, insegurança, preocupação, inquietação e/ou
tensão que é acompanhada de elevada excitação física, o corpo fica em estado de
alerta, pronto para fugir ou lutar. No texto Bíblico, vemos o termo ansiedade
aplicada de duas maneiras: como uma preocupação salutar ou como um estado
mental de angustia ou aflição. É importante salientar que a ansiedade como uma
preocupação realista, não é nem condenado nem proibido pelas Escrituras. A
ansiedade como angustia e aflição, surge quando damos as costas a Deus. No
sermão do monte, Jesus nos ensinou que não devemos andar ansiosos com as coisas
futuras ou de nossas necessidades básicas como comer e vestir, pois temos um
Pai celeste que nos dá a provisão (Mt 6.25). De acordo com a Bíblia, não há
nada de errado em enfrentar honestamente os problemas da vida e tentar
resolvê-los; ignorar o perigo é um erro tolo, mas também é errado e doentio
ficar imobilizado pelo excesso de preocupação. Os problemas que nos afligem
devem ser apresentados a Deus em oração, pois ele pode nos libertar do medo
paralisante e da ansiedade, capacitando-nos a cuidar de forma realista das
nossas necessidades e bem estar, bem como do bem estar do próximo. Leia
mais sobre ansiedade seguindo este link:http://oscincosolas.blogspot.com.br/2012/05/ansiedade-aconselhamento-cristao.html]
3. Jó, exemplo de paciência em meio à dor. Jó é um exemplo de paciência, fé e persistência diante das tribulações.
Ele perdeu em um único dia seus filhos, seus bens e sua saúde, mas não perdeu a
sua fé em Deus. Em meio à dor de tão grandes perdas, ele declarou: “Porque eu
sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra” (Jó
19.25). A fé que Jó tinha em Deus o levou a esperar com paciência pelo socorro
divino. Se você está enfrentando alguma situação adversa, tenha fé. Não perca a
sua paciência e em tudo dê graças, pois neste mundo tudo é passageiro, até
mesmo as aflições (1Ts 5.18).[Comentário: As provações
funcionam como disciplina do Pai divino e amoroso em prol de nossa santidade
(Hb 12.7-11). Jó é o exemplo clássico de um homem que pacientemente suportou o
sofrimento e foi abençoado por Deus por sua fé. Note que Jó não entendia as causas
de seu sofrimento. Ele não sabia o que estava acontecendo nos bastidores com
Deus e Satanás, mas Jó suportou pacientemente. Lendo seu livro, entendemos que
este homem foi paciente, no entanto, ele mesmo não pensava assim! De sua boca
saiu a expressão: “Qual é a minha força, para que eu aguarde? Qual é o meu fim,
para que eu tenha paciência?” (Jó 6.11). Ele não se julgava paciente. Os
capítulos 4 a 27 de seu livro trazem uma discussão vigorosa entre ele e seus
amigos, e ali não são vistos muitos traços de uma pessoa paciente. A expressão
que deu a Jó fama de paciente não está em seu livro, mas sim em Tiago 5.11. É
bom notar, porém, que a palavra ‘paciência’ ali registrada foi substituída por
‘perseverança’ nas versões NVI ou NTLH. Até mesmo os estudiosos da Bíblia não
acharam a palavra ‘paciência’ muito adequada para Jó. Texto extraído de
http://www.teologiabrasileira.com.br/teologiadet.asp?codigo=123. O ensino de
Tiago 5.11, trata da paciência de Jó e o fim que o Senhor lhe concedeu após
tamanha aflição e sofrimento (Ez 14.14,20; Hb 11.23-38). Os crentes a quem
Tiago escreveu sentiam-se orgulhosos por ser comparados aos personagens do
Antigo Testamento. Ao experimentar as aflições, eles sabiam que assim como Deus
concedera graça a Jó (Jó 42.10-17), da mesma forma daria a eles. No versículo
doze, após o exemplo do poder de Deus em relação aos seus servos, os profetas e
Jó, Tiago admoesta-nos a que não caiamos no erro de jurar pelo céu ou pela
terra. Nossas palavras não são poderosas para garantir o juramento. Não! Tudo
depende de Deus e da sua vontade. Tiago nos ensina que não devemos fazer tais
juramentos, pois a palavra do discípulo de Jesus deve se resumir ao sim ou ao
não (Mt 5.33-37). Isto deve ser suficiente!http://auxilioebd.blogspot.com.br/2014/09/3trim2014licao-13-atualidade-dos.html]
II. DISSENSÕES, RESULTADO DA
IMPACIÊNCIA
1. Exemplos bíblicos de impaciência. A falta de
paciência sempre é perigosa, pois nos faz tomar atitudes erradas e a falar o
que não devemos. Na Bíblia encontramos exemplos de pessoas que foram
extremamente pacientes e impacientes. A primeira da lista é Sara. Devido à sua
esterilidade e idade avançada, ela é tomada pela impaciência e decide agir por
conta própria, oferecendo sua escrava Agar a Abraão para que ele tivesse um
filho com a escrava (Gn 16.1-4). Esperar com paciência até que as promessas de
Deus se cumpram não é fácil. Por isso, precisamos estar cheios do Espírito
Santo a fim de que não venhamos a tomar decisões por nossa conta (Ef 5.18).
Outro episódio de impaciência e que serve de lição para nós é o caso de Saul. O
Senhor havia ordenado que Ele ficasse em Gilgal até a chegada de Samuel (1Sm
13.1-9). Saul esperou durante sete dias, mas depois perdeu a paciência e
ofereceu ele mesmo os holocaustos. Essa era uma tarefa exclusiva dos sacerdotes
(Hb 9.7). O texto bíblico afirma que, acabando ele de oferecer sacrifício,
Samuel chegou (1Sm 13.10). A impaciência de Saul e a sua desobediência o
levaram a perder o trono e a alma (1Sm 13.11-14). [Comentário:Uma característica
comum aos homens é a impaciência. Não conseguimos esperar o tempo certo para as
coisas acontecerem e quando atuamos à nossa maneira muitas vezes os desastres
são enormes. “Estudiosos classificam a impaciência como um dos principais
sintomas do transtorno de ansiedade. Nesses casos, acompanhando a impaciência
estão o nervosismo e a irritabilidade. Escrevendo à revista Psicologia Hoje
sobre as causas do transtorno, a psicóloga e psicoterapeuta – Dra. Márcia
Estela Ribera Feliciano, aponta: Na maior parte das vezes, esse
transtorno [de ansiedade acompanhado de nervosismo, irritabilidade e
impaciência] está relacionado à permanência do sujeito em ambientes ou
situações geradoras de estresse, tensão ou pressão contínuos ou, então, a
períodos de preocupação causados por algum problema em alguma área de sua vida:
profissional, afetiva, familiar, financeira, etc” O texto entre aspas
foi extraído do artigo “Combatendo a impaciência”, disponível no site http://ibcentral.org.br/mensagem/combatendo-a-impaciencia/.
Abrão recebeu uma promessa de Deus, apesar da sua avançada idade e da sua
esposa Sarai ser do ponto de vista humano estéril, um filho lhe seria dado.
Abrão que foi chamado “amigo de Deus” foi provado na sua fé com esta promessa
que lhe foi feita pelo Senhor. Sarai também creu nesta promessa mas sua
impaciência no cumprimento dela, tentou dar seu jeito e apressar a promessa de
Deus. As conseqüências de sua decisão foram desastrosas e alterou a vide de
cinco outras pessoas, seguindo as tradições e os preceitos culturais de sua
época, e o que deveria ser uma benção, uma nova vida a caminho, veio a ser
motivo de discórdias e brigas no seio da família. As consequências da
impaciência de Sarai podem ser vistas até aos dias de hoje na discórdia entre
judeus e árabes. O Caso de Saul nos ensina que a precipitação é um passo para
desobediência que nos leva ao fracasso, a maldição e a nossa própria vontade,
descartando todas as possibilidades que Deus nos concede, nos orienta e nos
direciona. Ainda que não consigamos vislumbrar solução, mesmo que estejamos
cercados pelo inimigo, assim como os filisteus fizeram com o Saul e o exército
de Israel, não podemos agir precipitadamente, com impaciência; porque Deus está
conosco, Ele está trabalhando à nosso favor e se ficarmos apenas esperando o
agir de Deus, sem duvidar, estaremos na obediência e com certeza Ele nos dará
vitória em tudo.]
2. Deixe de lado toda dissensão. Se em uma igreja há
brigas e divisões, isso mostra que os crentes são carnais (1Co 3.3). Quem é
guiado pelo Espírito não incentiva e nem faz parte de discussões e contendas.
Quantos ministérios já foram despedaçados e as ovelhas dispersadas por causa de
contendas. Paulo, em Romanos 16.17, exorta os crentes a ficarem atentos àqueles
que estavam promovendo dissensões e escândalos a fim de se apartarem deles. Não
se associe com aqueles que promovem disputas. Siga a recomendação de Paulo e
fuja destes. Onde há dissensões não existe vencedor, pois todos saem perdendo.
Jesus disse que todo reino dividido não subsistirá, por isso, tenhamos cuidado
(Mt 12.25). Ser paciente e manso não é um sinal de fraqueza como alguns
erroneamente acreditam, mas paciência e mansidão são exemplos de força e
maturidade. [Comentário: Como os
crentes de Corinto, constantemente nos achamos em luta contra dois inimigos: o
mundanismo e a carnalidade. O primeiro é exterior, e o segundo, interior. Os
coríntios raramente os venciam; freqüentemente sucumbiam a ambos. Em
conseqüência, cometiam sérios pecados, um após outro. Quase toda a primeira
epístola visa identificá-los e corrigi-los. O pecado das divisões na igreja
coríntia foi acompanhado de outros pecados, pois estão sempre
inter-relacionados. Não existe pecado isolado – um leva a outro, e o segundo
reforça o primeiro. Cada pecado é uma combinação de pecados. A primeira
epístola aos coríntios confirma essa realidade e nos exorta a cortar o mal pela
raiz. Leia mais acessando o link: http://ultimato.com.br/sites/estudos-biblicos/assunto/igreja/carnalidade-imaturidade-e-divisoes/.
"Discórdias, dissensões, facções" (Gl 5.20), geralmente são coisas
que se associam para causar tristeza para o cristão e grande prejuízo ao corpo
de Cristo. Para acabar com tal iniqüidade, precisamos colocar
em prática as orientações das Escrituras: "Se há, pois, alguma
exortação em Cristo, alguma consolação de amor ... se há entranhados afetos e
misericórdias ... penseis a mesma cousa ... nada façais por partidarismo ou
vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si
mesmo" (Fp 2.1-4). A discórdia, a dissensão e as facções não podem ter
sucesso num ambiente desse! Agora, entende que, algumas coisas não devem causar
divisão: O texto a seguir foi extraído de: http://www.estudosdabiblia.net/d57.htm
1. Diferenças de opinião não destroem a comunhão. Homens bons podem
diferir sobre vários pormenores de como fazer a obra de Deus sem perder seu
respeito mútuo. Um exemplo claro disto é a discordância entre Paulo e Barnabé
em Atos 15:36-41. Dois evangelistas devotos e experientes tinham uma diferença
de opinião sobre se levavam João Marcos na sua viagem de pregação. Ambos tinham
boas razões para suas posições. Paulo lembrou que Marcos tinha-os abandonado
quando o caminho se tornou difícil em sua primeira viagem (Atos 13:13).
Barnabé, já conhecido por sua habilidade para encorajar e edificar seus irmãos,
ainda tinha esperança de que Marcos viria a ser um companheiro confiável. Este
otimismo mostrou-se correto (2 Timóteo 4:11), mas as preocupações imediatas de
Paulo também eram compreensíveis. Como estes dois homens maduros lidaram com
suas diferenças? Eles permitiram um ao outro a liberdade de fazer sua obra sem
sentir a necessidade de ataque pessoal ou denúncia do caráter de seus camaradas
soldados.
2. Discussões de diferenças doutrinárias não causam divisão. Algumas
pessoas são tão paranóicas sobre a possibilidade de divisão que evitam qualquer
sugestão de diferenças, e consideram discussões de assuntos polêmicos como
sendo anticristãs. Tal aversão à controvérsia não vem de Deus. Iniciando quando
ele tinha somente 12 anos, Jesus freqüentemente teve discussões sobre
diferenças doutrinárias com líderes religiosos do seu tempo. Ele tratava os
questionadores honestos com bondade e respeito, mas não hesitava em afirmar
seus pontos de vista e em mostrar a inconsistência daqueles que se opunham à
Verdade (veja Mateus 22:29; 23:13-39; João 5:37-42; etc.) Os cristãos
primitivos também discutiam abertamente as diferenças doutrinárias e assim permitiam
que a luz da Verdade brilhasse na treva do erro humano. Um excelente exemplo de
tal discussão é encontrado em Atos 15:1-35. Alguns irmãos na igreja de
Jerusalém estavam ensinando uma doutrina que contradizia o que Deus tinha
revelado a Paulo e a outros. Os apóstolos e presbíteros e, mais tarde, toda a
congregação, sentaram-se para discutir o problema. Homens de boa fé permitiram
que a Verdade prevalecesse, e seus debates conduziram a concordância unânime e
a paz mais profunda.
3. Diferenças de níveis de maturidade e de consciência pessoal não
causam divisão. Enquanto as pessoas continuarem a nascer na família de Cristo,
haverá diferenças de níveis de maturidade. Isto é natural e não deverá causar
divisões. Paulo abordou especialmente este assunto em Romanos 14. Quando há
diferenças de opinião, aqueles que sentem uma liberdade maior deverão respeitar
a consciência do irmão sincero que não reconhece essa mesma liberdade. Assim
como os membros maduros de uma família física protegem os mais novos, aqueles discípulos
com entendimento mais maduro procurarão proteger as consciências de seus irmãos
mais fracos. Aqueles que são mais fracos, se amam verdadeiramente o Senhor,
naturalmente buscarão crescer. Tais diferenças são freqüentemente resolvidas
com estudo paciente, quando o corpo todo busca edificar-se em amor (Efésios
4:15-16). Para continuar lendo, acesse: http://www.estudosdabiblia.net/d57.htm]
3. Evitando o partidarismo. Em toda a forma de
partidarismo, existe sempre interesses que visam apenas o bem de alguns. O
partidarismo quebra a unidade da igreja e impede a presença de Deus. Jesus não
morreu na cruz por uma igreja dividida, mas para formar um só corpo a fim de
que os perdidos possam se voltar para o Pai (Jo 17.21). Que venhamos a fazer
todo o possível para manter o vínculo da paz, e não deixar que as disputas e
partidarismos venham macular a Igreja do Senhor. [Comentário: O
partidarismo na igreja é mais uma conseqüência direta do seu aspecto humano e
temporal, causado por questões políticas, interesses pessoais, espírito
faccioso, rebeldia, insubmissão à liderança e outros fatores. Paulo identifica
os principais problemas da igreja: as dissensões provocadas pelos vários grupos
partidários. No original, a palavra "dissensão" (ARC) e
"divisão" (ARA), procedem de uma raiz que significa
"fragmentar", "dividir", "rasgar". O
comentário a seguir, foi extraído de http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao3-ldc-partidarismonaigreja.htm: (“Embora haja momentos
em que uma divisão seja necessária (quando, por exemplo, uma denominação
abandona as Escrituras como regra de fé e prática), percebemos que as causas do
intenso divisionismo evangélico no Brasil são intrinsecamente corintianas:
imaturidade, carnalidade, culto à personalidade, orgulho espiritual,
mundanismo. Nem sempre os líderes são culpados do culto à personalidade que
crentes imaturos lhes prestam. Paulo, Apolo e Pedro certamente teriam rejeitado
a formação de fã-clubes em torno de seus nomes. De qualquer forma, os líderes
evangélicos sempre deveriam procurar evitar dar qualquer ocasião para que isto
ocorra, como o próprio Paulo havia feito (1 Coríntios 1.13-17). Infelizmente, o
conceito de ministério que prevalece em muitos quartéis evangélicos de hoje é
exatamente aquele que Paulo combate em 1 Coríntios.”) Paulo só tem
uma mensagem (1.21,24): Cristo crucificado é o poder de Deus para os judeus e
a sabedoria de Deus para os gregos. Nós somos chamados à comunhão por causa da
nossa união com Cristo: Ele morreu por nós. Nós fomos batizados em Seu nome.
Nós estamos identificados com Sua cruz. Que maravilhosa base para a unidade
espiritual!]
III. PACIÊNCIA, PROVA DE ESPIRITUALIDADE E MATURIDADE CRISTÃ
1. Pacientes até a volta de Jesus. Tiago consolou os
irmãos que estavam sofrendo com a opressão dos ricos injustos, afirmando que a
vinda de Jesus estava próxima. Se você está sofrendo e enfrentando alguma situação
de injustiça, não se desespere, pois em breve Jesus voltará e dará fim a toda a
dor, sofrimento e injustiça (Tg 5.7). Um dia todo sofrimento chegará ao fim,
pois o Justo Juiz voltará para julgar toda a injustiça. Para fazer os irmãos
crescerem em esperança e longanimidade, Tiago utiliza também o exemplo do
agricultor. O lavrador cultiva a terra e lança nela a semente, mas ele precisa
esperar com paciência até que a semente germine, a árvore cresça e apareçam os
frutos.[Comentário: No texto de Tg 5.7, Tiago usa a
palavra grega makrothymêsateque significa esperar
pacientemente, indicando a atitude que pode suportar a demora e o sofrimento,
sem nunca desistir. A idéia é de constância, resistência debaixo de um certo
tipo de circunstância. A proposta de Tiago é que os cristãos permaneçam firmes
diante das lutas e dos desafios. É interessante notar a dica que o apóstolo dá
neste versículo: “sejam pacientes até a vinda do Senhor. Ou seja, enquanto
estivermos neste mundo, passaremos por momentos difíceis, incompreensíveis,
dolorosos e até mesmo críticos. Porém devemos manter a fé firme no Senhor, pois
é nEIe que encontraremos força para vencer. Aqui podemos tirar duas lições. A
primeira, é que nada em nossa vida dura para sempre. Ninguém veio aqui para sofrer.
Todo sofrimento tem o momento certo de acabar, daí a importância de esperarmos
com paciência. A segunda lição, é que a Vinda do Senhor marcará o fim dos
nossos sofrimentos. Nunca podemos perder a esperança de sua vinda. A Bíblia
diz: “Ele enxugará dos seus olhos toda a lágrima. Não haverá mais morte, nem
tristeza, nem choro, pois a antiga ordem já passou (Ap 21.4). É nesta promessa
maravilhosa que devemos viver. Um dia, toda esta ordem manchada pelo pecado
cairá, e a verdadeira vida virá. Os redimidos em Cristo experimentarão esta
benção.https://pastorjosiasmoura.com/2015/04/17/19-04-2015-estudo-para-ebd-tema-tiago-57-11-paciencia-nas-aflicoes/]
2. Quando a paciência é provada. Sabemos que existem
momentos em que a nossa paciência e fé são testadas, mas quem acredita e
aguarda a vinda gloriosa de Cristo não se exaspera. O Senhor prova a paciência
e a fé dos seus filhos. Ele provou a paciência e a fé de seu amigo, Abraão. O
patriarca teve que esperar muitos anos até que a promessa de ter um filho com
Sara se cumprisse. Depois, ele foi novamente provado quando o Senhor pede que
ele lhe ofereça Isaque em holocausto (Gn 22.2,3). Se você está sendo provado,
não desanime, permaneça firme no Senhor (1Pe 1.6,7). [Comentário: “Porque a
vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também
padecer por ele” (Fp 1.29). Nenhum cristão está isento de ter sua paciência
e fé provadas. Nem uma busca incessante por santidade nos dará garantia de que
não enfrentaremos problemas. Na verdade, as lutas aparecem em dobro, já que com
as responsabilidades aumentam as cobranças! O texto a seguir foi
retirado de https://pastorjosiasmoura.com/2015/09/13/sermao-o-poder-da-paciencia/: “Um certo homem orava
dizendo: “Senhor, dá-me mais paciência”. No entanto, ele percebia que seus
problemas aumentavam. Depois de algum tempo ele percebeu que Deus havia
atendido sua oração. Ele havia se tornado mais paciente graças aos problemas.
Problemas podem servir para exercitar mais a nossa paciência.” Devemos
compreender que ao enfrentar dificuldades, quando Deus testa nossa paciência,
receberemos d’Ele a verdadeira paciência. Nossa paciência está sendo testada
por Deus em muitas situações. O Pr Josias Moura em seu Sermão pregado no culto
de celebração da Igreja do Betel Brasileiro Geisel no dia 13/09/2015 (O poder
da paciência) conclui: “Quero sugerir alguns exercícios espirituais para que
desenvolvamos a nossa capacidade de sermos mais pacientes:
Primeiro. Enxergue a vida, e as situações difíceis e estressantes com as lentes
da esperança. Para isso desenvolva uma nova perspectiva. Descubra
uma nova maneira de enxergar a situação. Nos tornamos mais pacientes quando
passamos a ver as situações de luta em nossas vidas como possibilidades de
crescimento e aprendizado.
Segundo. Exercite mais a busca pela sabedoria verdadeira de Deus. Você sabe o
que sabedoria? Sabedoria é ver a vida, na perspectiva de Deus, olhando as
circunstancias do ponto de vista divino. Quando fazemos isso, nos acalmamos
mais em entender que Deus está no controle de todas as coisas.
Terceiro. Situações difíceis podem nos transformar em pessoas mais valorosas. A
pérola vem da ostra. Nas profundas águas do mar, os grãos de areia que irritam
constantemente a ostra vão transformando-a numa pérola de grande beleza. Assim
também somos nós. Podemos ser transformados em grandes pérolas de valor na
medida em que aprendemos que as situações difíceis da vida podem ser canais
geradores das mais ricas experiências com Deus.
Quarto. Louve a Deus em todo tempo, tendo a consciência nítida que Ele está no
controle de todas a coisas que acontecem conosco. Que louva a Deus em todo
tempo passa a ter um coração mais tranqüilo. Tenho que a adoração nos ajuda a
tirar da nossa alma os pesos da vida que transportamos.
Quinto. Esta é a promessa: Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou
para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo,
pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico
na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no
Senhor. (Salmos 40:1-3)”https://pastorjosiasmoura.com/2015/09/13/sermao-o-poder-da-paciencia/]
3. Maturidade cristã. A paciência é uma
característica da maturidade e do crescimento espiritual. O crente que não ora,
não jejua e não medita na Palavra de Deus não pode alcançar a maturidade
cristã. Sem disciplina, o crente permanece imaturo (Ef 4.14). Infelizmente,
muitos estão sofrendo de “raquitismo espiritual”. Estes, além de não
experimentarem um desenvolvimento espirital saudável, estão sempre envolvidos
em confusão, pois são impacientes. O crente maduro permanece firme diante das
perseguições e aflições. Tomemos como exemplo os profetas do Antigo Testamento,
pois alguns deles sofreram terríveis perseguições por causa do nome do Senhor.
Jeremias muito sofreu, mas permaneceu firme, não perdendo sua esperança e
crendo nas misericórdias de Deus (Lm 3.21,26). [Comentário: O crescimento
é o desenvolvimento ou aperfeiçoamento em direção a um objetivo chamado de
"maturidade" ou "perfeição". Quando "nascemos de
novo" como filhos de Deus, somos como meninos na fé, espiritualmente
imaturos. Conforme o tempo passa, é natural que cresçamos na graça e no conhecimento
do Senhor Jesus (2Pe 3.18), desenvolvendo as qualidades ou capacidades que a
Bíblia diz caracterizar o maduro na fé. Uma Igreja amadurece quando os membros
individuais amadurecerem. Tiago 1.4 esclarece que para se tornar perfeito e
maduro, é preciso exercitar a paciência. Contudo, a paciência há muito deixou
de ser uma virtude e, em seu lugar, cresceu o espírito da urgência e da pressa.
O cristão deve andar com toda humildade e mansidão e longanimidade, suportando
a seu próximo em amor (Ef 4.2). O cristão deve revestir-se, como uma roupa, de
ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de
longanimidade, e deve suportar com amor o seu próximo (Cl 3.12). A
longanimidade e a bondade são a marca da vida cristã (2 Co 6.6). O amor cristão
deve ser longânime, paciente e benigno (1 Co 13.4). Por mais indesejáveis que
os homens sejam, o cristão deve ser longânime para com eles (1 Ts 5.14). O
homem do mundo pode perder sua calma, paciência e fé nos homens; o cristão
nunca deve agir assim.]
CONCLUSÃO
Que venhamos crescer em graça e sabedoria, buscando desenvolver o fruto
do Espírito e deixando de lado toda discussão e partidarismo, pois em breve o
Senhor Jesus voltará. Os que primaram por uma vida cheia do Espírito Santo
receberão o seu galardão. Cultivemos o fruto do Espírito. [Comentário: O Comentário
Bíblico Moody sobre Tiago 5,7, esclarece: “Suas instruções são no sentido do
pobre suportar com paciência sua situação econômica e social à vista da
iminente volta, do Senhor. Não há nenhuma sugestão aqui de subversão. Como
exemplo de alguém que deve exercitar a paciência, Tiago cita o caso do lavrador
que espera o precioso fruto da terra [...]. Do mesmo modo o cristão, diz Tiago,
não deve perder a paciência diante das adversidades, mas deve estabelecer
firmemente o seu coração à vista do fato de que a vinda do Senhor está
próxima.” É comum as adversidades causarem tensões, e estas se expressam nos
relacionamentos humanos. A maturidade cristã se observa quando não nos
queixamos uns dos outros, como orienta Tiago. Com o exemplo de Jó, entendamos
que a paciente perseverança mantém-se sobre a convicção de que as dificuldades
não são sem significado, mas que Deus tem alguma finalidade e propósito nelas,
o que Ele há de realizar.] “NaquEle que me
garante: "Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é
dom de Deus" (Ef 2.8)”,
Francisco Barbosa
Campina Grande-PB
Janeiro de 2017
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