É considerado
um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada
por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na
habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente
resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas
em relação à idade e outras habilidades cognitivas.
A
dislexia é caracterizada por dificuldades de reconhecimento de palavras, de
soletração, decodificação, lentidão na leitura e na escrita, inversão de letras
e números e problemas de memorização. O fracasso do desenvolvimento da leitura
fluente (capacidade de ler um texto não somente com precisão, mas com rapidez e
expressão adequada) também é uma característica do distúrbio que persiste na
adolescência e idade adulta.
Trata-se
de uma condição hereditária, com alterações genéticas, apresentando ainda alterações
no padrão neurológico. Cerca de 2 a 10% da população tem dislexia; 48% dos
alunos com necessidades educativas especiais têm dislexia.
Os
sintomas incluem fala tardia, aprendizagem lenta de novas palavras e atraso na
aprendizagem da leitura. Na cognição há dificuldade de memorização, dificuldade
em pensar e compreender ou dificuldade ortográfica. No desenvolvimento existe atraso
de fala ou dificuldade de aprendizagem.
Também
é comum o atraso na habilidade de leitura, comprometimento da fala ou dor de
cabeça. O tratamento precisa ser realizado com uma equipe multidisciplinar que
deve realizar trabalhos como: intervenção educativa individualizada, reabilitação
neuropsicológica, terapia ocupacional e intervenção psicológica.
Quando a dislexia é diagnosticada e tratada
precocemente, os impactos emocionais e comportamentais são evitados e a criança
consegue suprir suas dificuldades e prosseguir no processo de alfabetização.
Portanto,
uma intervenção bem sucedida depende de uma avaliação criteriosa e
multidisciplinar ou interdisciplinar (neurologia, otorrinolaringologia, fonoaudióloga,
psicologia, psicopedagogia ou psicopedagogia clínica).
Referência: Tabela periódica dos
transtorno emocionais(vittude).
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