quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Em que época, de fato, Jesus nasceu?

 "Sabemos que, apesar de comemorarmos o Natal de Jesus em 25 de dezembro, o Senhor não nasceu nessa data. Gostaria de saber qual seria a data mais provável".
No Evangelho de Lucas, no capítulo dois e versículo oito, a Bíblia afirma que "Havia naquela mesma região pastores que viviam nos campos e guardariam o seu rebanho durante as vigílias da noite". Considerando que, na época de dezembro, em Israel, é muito frio e inverno, logo os pastores não poderiam pastorear rebanhos à noite nessa época.
Esse é um fato que nos deixa à vontade para entendermos que Jesus não nasceu em dezembro, e nem no inverno.
Outro fator importante é a viagem de Nazaré a Belém de 114 quilômetros no período de inverno. Seria muito difícil fazê-lo com uma esposa nos dias de ganhar seu filho.
Isso nos faz entender, portanto, que o nascimento de Jesus não aconteceu no mês de dezembro, em urna época de inverno em Israel, mas, sim, no período de primavera, logo após o inverno.
O escritor bíblico Esdras mostra que quisleu era, de fato, um mês frio e chuvoso. Depois de dizer que uma multidão havia se reunido em Jerusalém "no nono mês [quisleu] , no vigésimo dia do mês" , Esdras informa que o povo "tiritava por causa das chuvas".
Sobre as condições do tempo naquela época do ano, as próprias pessoas reunidas disseram: "É a época das chuvadas e não é possível ficar de pé do lado de fora" (Ed 10.9,13; Jr 36.22). Não é de admirar que os pastores que viviam naquela parte do mundo não ficassem ao ar livre à noite com seus rebanhos em dezembro.
No entanto, a Bíblia diz que os pastores estavam nos campos cuidando das ovelhas na noite em que Jesus nasceu. De fato, o escritor bíblico Lucas mostra que, naquela ocasião, havia pastores "vivendo, ao ar livre c mantendo de noite vigílias sobre os seus rebanhos" perto de Belém (Lc 2.8-12). Note que os pastores estavam vivendo ao ar livre, não apenas saindo para os campos durante o dia, Eles mantinham seus rebanhos nos campos à noite. Será que essa referência de vida ao ar livre se harmoniza com o tempo frio e chuvoso do mês de dezembro em Belém? Não. Portanto, as circunstâncias que cercaram o nascimento de Jesus indicam que ele não nasceu em dezembro.

A data do nascimento de Jesus é muito discutida, mas pelos relatos bíblicos dos Evangelhos podemos afirmar que a época do nascimento definitivamente não foi dezembro.
O que houve foi uma adaptação da Igreja Católica, que usou a mesma data em que os romanos celebravam a festa pagã do deus sol para celebrar, em seu lugar, o nascimento de Cristo.
A data em que Jesus morreu
A Palavra de Deus nos informa com precisão a data em que Jesus morreu, mas dá poucos indícios sobre quando ele nasceu. Isso nos lembra as palavras do Rei Salomão: "Um nome é melhor do que bom óleo, e o dia da morte é melhor do que o dia em que se nasce", Ec 7. 1.
Logo, não é de admirar que a Bíblia forneça muitos detalhes a respeito do ministério e da morte de Jesus, mas poucos a respeito da data de Seu nascimento.
Levando em consideração a informação de Lucas 3.23 e a narrativa dos Evangelhos sobre o ministério de Jesus, Ele tinha 33 anos e 6 meses quando morreu, o que ocorreu na Páscoa.
Possível mês de nascimento de Jesus.
Isso quer dizer que Jesus morreu em abril. Bem, começando a contagem de abril para trás até fazer seis meses, temos outubro, possível mês de nascimento de Jesus.
Se contarmos da morte de Jesus, que se deu em abril, para seis meses para trás ou seis meses para a frente, teremos sempre outubro, mês provável do seu nascimento.
Por: Pr. Germano Soares
Fonte: Jornal Mensageiro da Paz, março de 2011
Perguntas da Bíblia
Apostilas da Bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário