ALIANÇA MOSAICA
A Dispensação da Lei teve uma duração de 1.430
anos: do "Êxodo do Egito" até a "Crucificação de Cristo".
Para estudarmos este livro, onde começa a Quinta
Dispensação, vamos verificar as importantes revelações de Deus, a saber:
1) O "Eu Sou ", na sarça ardente - Um
Deus que mantém aliança;
2) As pragas - Um Deus de punição;
3) A Páscoa - Um Deus de redenção;
4) A travessia do Mar Vermelho - Um Deus de poder;
5) A jornada até o Sinai - Um Deus de provisão;
6) A Lei - Um Deus de santidade;
7) Tabernáculo, sacerdote, ofertas - Um Deus de
comunhão;
8) A punição devida do bezerro de ouro - Um Deus de
disciplina;
9) A Renovação da Aliança - Um Deus de graça;
10) A vinda da glória - Um Deus de glória.
"Porque a Lei foi dada por intermédio de Moisés;
a graça e verdade vieram por Jesus Cristo '\ Jo l. 17.
É bom lembrar que esta Dispensação pode ser chamada
de Dispensarão dos Israelitas.
Devemos lembrar que o cenário histórico data de
1440 a.C. aproximadamente. Sabemos que a data do Êxodo foi por volta de 1445
a.C. Além desta outra data, também é defendida pêlos estudiosos do AT, a de
1290 a.C. O tema do livro:
"Redenção e organização de Israel como povo da
Aliança".
Em Gn 19.3 começa a Quinta Dispensação, quando a
Lei foi colocada em ênfase dos princípios de Deus.
Israel chega ao monte Sinai depois de 3 meses de
uma longa viagem.
Neste momento Deus chama-o a um Concerto mais
sério, e passa-lhe uma nova lição:
1. Mediante ao mandamento aprendeu a Santidade de
Deus;
2. Mediante ao seu próprio erro, aprendeu a sua
fraqueza pecaminosa;
3. Mediante a provisão do sacerdócio e do
sacrifício, aprendeu a Bondade de Deus.
Em Gl 3.6-25, aprendemos a relação da Lei para com
a Aliança Abraãmica:
1. A Lei não pode anular esta aliança;
2. Foi "acrescentada " para convencer do
pecado;
3. Servia de pedagoga até a vinda de Cristo;
4. Era uma disciplina preparatória "até que
viesse a semente ". A trajetória de Israel no deserto e em Canaã é uma
longa história de violação da Lei. A prova terminou no julgamento dos
cativeiros, mas a Dispensação propriamente dita só terminou na Cruz.
Podemos considerar:
1) O estado do homem no começo da jornada, Êx
19.1-3;
2) Sua responsabilidade, Êx 19.5,6; Rm 10.5;
3) Seu fracasso, II Rs 17.7-17; At2.22.23,
4) O julgamento, II Rs 17.1-6,20; 25.1-11; Lc
21.20-24.
Notemos neste capítulo o cuidado que Deus tem de
desenvolver em Israel uma compreensão de sua santidade. No Egito tinham se
acostumado com as imundas divindades do paganismo, e agora precisam aprender
que Jeová é um Deus santíssimo e temível.
A Lei foi dada de três maneiras:
1°) Verbalmente, Êx 20.1-17. Isto era lei pura, sem
nenhuma provisão de sacerdócio ou sacrifício, e foi acompanhada das
"Ordenanças", Ex 21.1-23.13, relativas às relações de hebreus com
hebreus; a isto foram acrescentadas, Ex 23.14- 49, direções diferentes às três
festas anuais, Êx 23.30-33, e inscrições sobre a conquista de Canaã. Estas
palavras Moisés comunicou ao povo, Êx 24.3-8. Imediatamente, na pessoa dos seus
anciões, foram admitidos na presença de Deus, ÊX24.9-11.
2°) Moisés foi então chamado ao monte para receber
as tábuas de pedra, Êx 24.12-18. A história então se divide. Moisés no monte
recebe instruções referentes ao Tabernáculo, ao sacerdócio e aos sacrifícios, Êx
25-31. No entanto, o povo, Êx 32, chefiado por Aarão, transgride o primeiro
mandamento. Moisés, voltando, quebra as tábuas escritas pelo dedo de Deus, Êx
31.18; 32.16-19.
3°) As segundas tábuas são feitas e a Lei escrita
novamente (por Moisés?) na presença de Jeová, Êx 34.1,28,29.
Os Dez Mandamentos
A Aliança Mosaica foi dada a Israel com três
divisões, cada uma ligada às outras, e, conjuntamente, formando a Aliança
Mosaica.
Os Dez Mandamentos, expressão da vontade de Deus
para seu povo, Ex 20.1- 26; Os Juízos, governo da vida social de Israel, Êx21.1
- 24.11; e as Ordenanças, governando a vida religiosa de Israel, Êx 24.12 -
31.18. Estes três elementos formam a "LEI" como essa palavra se
emprega no NT, Mt 5.17,18. Os Mandamentos e Ordenanças formam um só sistema
religioso.
Os mandamentos foram um "Ministério de
Condenação) e de "Morte)), II Co 3.7-9.
Os Dez Mandamentos são:
1) Não terás outros deuses diante de mim;
2) Não farás para ti imagem de escultura;
3) Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão;
4) Lembra-te do dia de sábado para o santificar;
5) Honra a teu pai e a tua mãe;
6) Não matarás;
7) Não adulterarás;
8) Não furtarás;
9) Não dirás falso testemunho;
10) Não cobiçarás.
TABERNÁCULO
Passaremos à história do Tabernáculo, considerado a
grande Tipologia do Plano da Salvação, uma ordenança de Deus a Moisés para
proteção e orientação do povo de Deus.
Vejamos alguns significados:
1. Tenda provisória onde Deus falava ao seu povo,
Êx 33.3-10;
2. Construção portátil em forma de tenda, Êx
25.8,9;
3. Recebeu o nome de habitação, Êx 25.9;
4. Onde estava depositada a tábua da lei;
5. O tabernáculo do testemunho;
6. Denominado casa do Senhor, Êx 34.26;
7. Sua planta foi dada pelo Senhor a Moisés, Êx
25.22.
Verifique Sua Planta:
PERDÃO
Pelo sacrifício do sangue
PURIFICAÇÃO
Pela limpeza
PODER DE DEUS
Pela participação, percepção e oração
PRESENÇA DE DEUS
Pelo Sangue aspergido e Obediência
Nota:
1. O Tabernáculo simboliza: Israel aproximando-se
de Deus;
2. Tipificou a obra redentora de
Cristo para trazer os pecadores a Deus.
BIBLIOGRAFIA:
OLSON, Nelson Lourenço. Plano Divino Através dos
Séculos.
McNAIR, S. E. A Bíblia Explicada.
HALLEY, Henry H. Manual
Bíblico. São
Paulo: Vida Nova.
TOLEDO, Alcino Lopes. Apostilas das Sete
Dispensações, Faetel, São Paulo.
Autor: Pr. Alcino Lopes de Toledo
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