Classe:
Adultos
Revista:
Do professor - CPAD
Data da
aula: 9 de Abril de 2017
Trimestre:
2° de 2017
Texto
Áureo
"Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior
sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando
Deus testemunho dos seus dons, e, por ela, depois de morto, ainda fala."
(Hb 11.4)
Verdade
Prática
O cristão deve viver
deforma que agrade a Deus, ainda que sofra por causa disso.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda –
Gn 4.1,2: Abel, o segundo filho de Adão e Eva
Terça –
Gn 4.2: Abel, o primeiro pastor de ovelhas
Quarta –
Hb 11.4: Abel, um caráter de fé viva
Quinta –
Mt 23.35: Abel, um caráter justo e santo
Sexta –
Gn 4.4: Abel, um caráter liberal para ofertar
Sábado – Gn
4.8: Abel, morto por seu próprio irmão
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
Gênesis
4.8-16
8 E falou
Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou
Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.
9 E disse o
SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu
guardador do meu irmão?
10 E disse
Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
11 E agora
maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o
sangue do teu irmão.
12 Quando
lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na
terra.
13 Então
disse Caim ao SENHOR: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
14 Eis que
hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo
e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.
15 O SENHOR,
porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será
castigado. E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que
o achasse.
16 E saiu
Caim de diante da face do SENHOR, e habitou na terra de Node, do lado oriental
do Éden.
HINOS
SUGERIDOS: 75, 400, 440 DA HARPA CRISTÃ
OBJETIVO
GERAL
Apresentar
Abel como exemplo de caráter que agrade a Deus.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
• Reconhecer o
valor da oferta de Abel;
• Mostrar a
injustiça de Caim contra Abel;
• Explicar porque
Abel foi um homem que agradou a Deus.
•
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Abel tinha um
caráter justo, oposto ao do seu irmão Ca/m. Adão e Eva devem ter dado a mesma
educação aos dois filhos, todavia o ensino dos pais não foi e não é suficiente
para moldar o caráter dos filhos. O ensino e o exemplo dos pais são importantes
para a formação de um caráter saudável, mas somente Jesus pode transformar o
verdadeiro eu, a nossa natureza adâmica.
Caim tinha um
coração mau, dominado pelo ódio e pela inveja, por isso, teve o seu sacrifício
rejeitado. Deus não olhou e não olha para a oferta em si, porque o mais
importante é o coração, o caráter do ofertante. Por isso, Jesus declarou:
"Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu
irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai
reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua
oferta" (Mt 5.23,24). Jamais poderemos comprara Deus ou impressioná-lo com
as nossas ofertas, pois tudo que existe nos céus e na Terra pertence a Ele. O
Senhor não deseja apenas a nossa oferta, Ele almeja ser o primeiro em nossos
corações. Somente quando Ele tem o primeiro lugar pode-nos transformar e fazer
de nós pessoas melhores, cujo caráter revele a sua glória.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos o caráter de Abel, o
segundo filho de Adão e Eva. Abel nasceu depois da Queda e, com certeza,
conhecia a vontade de Deus para a humanidade. Veremos que Abel tinha um caráter
espiritual e digno. Conduzia-se de modo correto, demonstrando ter um
relacionamento saudável com Deus e um coração bondoso, por isso, sua oferta foi
aceita pelo Senhor.
PONTO
CENTRAL
Abel
é um exemplo de caráter justo que agrade a Deus.
I-
A OFERTA DE ABEL
1. Uma oferta agradável a Deus.
Deus não atenta para o valor da oferta, mas para
o coração do ofertante, sua real intenção. A oferta de Abel foi aceita pelo
Senhor porque seu coração era sincero e cheio de amor. Suas obras eram justas
(Hb 11.4). Ele era um homem íntegro e fiel.
Deus dá muito valor à integridade do coração,
por isso. Ele elogiou Jó perante Satanás, dizendo: "[...] Porque ninguém
há na terra semelhante a ele, homem sincero, e reto, e temente a Deus, e
desviando-se do mal" (Jó 1.8). A oferta só tem valor quando expressa o que
está no íntimo de quem a oferece. A oferta de Abel foi agradável porque ele
adorava a Deus "em espírito e em verdade" (Jo 4.24).
2. Uma oferta profética.
Talvez a oferta de Abel tenha sido o primeiro
sacrifício de animal a ser oferecido a Deus em forma de gratidão ao Senhor.
Abel sentiu o desejo de oferecer o que tinha de melhor de seu trabalho em
gratidão a Deus. A morte do cordeiro ou de uma ovelha, dos primogênitos do rebanho de Abel, sem dúvida prefigurava o sacrifício de
Cristo, que se ofereceu a si mesmo imaculado em nosso lugar (Hb 9.14), como o
"Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (Jo 1.29).
3. Uma oferta valiosa.
Abel adorou a Deus oferecendo o melhor de seu
rebanho. Ele não ofereceu um sacrifício qualquer, mas dentre os primogênitos do seu rebanho: "E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o SENHOR para
Abel e para a sua oferta" (Gn 4.4).
Notemos que Deus atentou primeiro "para
Abel" e, depois, "para a sua oferta". "Pela fé, Abel ofereceu
a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era
justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e, por ela, depois de morto, ainda
fala" (Hb 11.4). Foi tão grande o valor da oferta de Abel que "por
ela, depois de morto, ainda fala"! Jesus deu testemunho de Abel,
considerando-o "o justo" (Mt 23.35). Tal declaração, feita por Jesus,
demonstra quão elevado era o caráter santo de Abel. Somente o sangue de Cristo
foi considerado o que "fala melhor que "o de Abel" (Hb 12.24).
SÍNTESE
DO TÓPICO l
Deus
se agradou da oferta de Abel
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
A história dos primeiros dois rapazes nascidos a Adão e Eva
realça as repercussões do pecado dentro da unidade familiar. Caim e Abel tinham
temperamentos notavelmente opostos. Caim gostava de trabalhar com plantas. Abel
gostava de estar com animais. Ambos tinham uma disposição de espírito
religioso.
Os filhos de Adão levaram sacrifícios ao Senhor, o primeiro
incidente sacrificial registrado na Bíblia. Que Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas
e da gordura não quer dizer necessariamente que animais são superiores a
plantas para propósitos sacrificiais. Por que atentou o Senhor para Abel e para
a sua oferta fica evidente à medida que a história se desenrola.
A primeira pista aparece quase imediatamente. Caim não
suportava que algum outro ficasse em primeiro lugar. A preferência do Senhor
por Abel encheu Caim de raiva. Só Caim podia ser o 'número um'.
O Senhor não estava ausente na hora da adoração. Ele abordou
Caim e lhe deu um aviso. Deus não o condenou diretamente, mas por meio de um
jogo de palavras informou Caim que ele estava em real perigo. Em hebraico, a
palavra aceitação é, literalmente, levantamento, e está em contraste com
descaiu. Um olhar abatido não é companhia adequada de uma consciência pura ou
de uma ação correta. O ímpeto das perguntas de Deus era levar Caim à
introspecção e ao arrependimento" (Comentário Bíblico Beacon. 1ed. Vol. I
Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 43).
II
- A INJUSTIÇA CONTRA ABEL
1. Abel era um homem justo.
"Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior
sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo"
(Hb 11.4; Mt 23.35). Em toda a sua vida, demonstrou ser homem de bem, que
andava em retidão, de caráter ilibado e reconhecido por Deus. Abel representa a
parte da humanidade que se volta para Deus, e é formada de homens justos. Caim
representa a parte má da humanidade, que dá as costas para Deus e busca os seus
próprios interesses. Abel era justo, e morreu injustamente por permissão de
Deus.
2. Abel, o primeiro mártir.
Abel foi o primeiro pastor de ovelhas; o
primeiro a oferecer sacrifício de animais no culto a Deus; foi o primeiro homem
justo e também o primeiro mártir. Sua morte foi a primeira em consequência do
pecado dos seus pais. O primeiro homem a ser morto por seu próprio irmão. Ele
foi o primeiro a entrar para á galeria dos mártires por causa de sua fé e
também o primeiro a ter seu nome registrado na galeria dos heróis da fé (Hb
11.4).
Jesus foi morto por inveja: "Porque ele bem
sabia que, por inveja, os principais dos sacerdotes o tinham entregado"
(Mc 15.10). Da mesma forma que Jesus, Abel foi morto por inveja. Seu irmão
ficou irado pelo fato de Deus ter aceitado a oferta de Abel. Tomado de ódio, assassinou
friamente o seu irmão, sem lhe dar chance de defesa. Hoje, seu crime seria
considerado homicídio qualificado, com dolo, por motivo torpe.
3. O sangue de Abel.
Quando Caim matou Abel, o enterrou para não ter
seu crime descoberto. Mas, para Deus que tudo vê (Gn 16.13), nada pode ficar em
oculto. Jesus disse: "Porque nada há encoberto que não haja de ser
manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto" (Mc
4.22). Ao longo da história crimes foram cometidos em oculto. Mas, no Juízo
Final, os "Cains" de todos os tempos serão confrontados pelo Supremo
Juiz do Universo. "E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E
ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?" (Gn 4.9).
Caim teve a audácia de mentir diante de Deus e
ainda de o afrontar sobre a guarda do irmão. Mas o Criador o inquiriu
gravemente e declarou a sentença de juízo e maldição contra o criminoso:
"E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde
a terra" (Gn 4.10). Onde houve um crime de morte, um assassinato, o sangue
clama. Clama por justiça. O sangue de Abel clamava por justiça e por vingança,
diferente do sangue de Cristo, que clamava por perdão.
SÍNTESE
DO TÓPICO II
É
através de suas ações que o cristão evidencia o caráter de Cristo em sua vida.
SUBSÍDIO
DIDÁTICO
Professor, reproduza o quadro abaixo. Utilize-o
para ressaltar as características de Abel e as lições que podemos extrair de
sua vida e conduta. Mostre que embora os dois irmãos tenham tido a mesma
criação, o coração de Caim era mau. A educação dos pais é importante para a
formação do caráter cristão, mas não é fator determinante, pois temos
livre-arbítrio para fazermos escolhas, ainda que erradas, como fez Caim.
PONTOS FORTES E
ÊXITOS
|
LIÇÕES DE VIDA
|
INFORMAÇÕES
ESSENCIAIS
|
Primeiro membro da Galeria da
Fé em Hebreus
11.
|
Deus ouve os que se achegam a
Ele.
|
Local: Fora do Éden.
|
Primeiro pastor.
|
Deus reconhece a pessoa
inocente e, cedo ou tarde, Ele pune o culpado.
|
Ocupação: Pastor de ovelhas.
|
Primeiro mártir pela verdade
(Mt 23.35).
|
|
Familiares: Pais - Adão e Eva;
irmão, Caim.
|
Ill-
UM HOMEM QUE AGRADOU A DEUS
1. Abel soube agradar a Deus.
Certamente, Adão e Eva criaram seus filhos, na
perspectiva de serem servos de Deus. Eles tiveram não só Caim e Abel, mas
muitos filhos e filhas (Gn 5.1-5). O episódio envolvendo Caim e Abel é o mais
destacado, na história de Adão depois da Queda.
2. Abel, buscou a Deus.
O relato bíblico nos autoriza dizer que Abel
buscou a Deus com mais afinco e amor. E entendeu que seu sacrifício deveria ser
do melhor do que possuía. Que Deus nos guarde, e nos dê sabedoria e amor para
oferecermos sempre "sacrifício de louvor" (SI 50.14). Um louvor que
custe devoção, sinceridade, santidade, no altar da adoração a Deus.
3. Caim agradou ao Diabo.
Seu caráter foi deformado porque ele deu lugar
ao Diabo. Encheu-se de inveja, quando percebeu que Deus aceitara o sacrifício
do irmão e não o seu. A inveja é tão prejudicial que provoca "podridão dos
ossos" (Pv 14.30). A ira, por sua vez, é um sentimento carnal que se
transforma em ódio, agressão e crime. É um sentimento perigoso e destrutivo:
"Porque a ira destrói o louco; e o zelo mata o tolo" (Jó 5.2). Ao
invés de buscar a Deus, Caim deu lugar ao maligno. "Não como Caim, que era
do maligno e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras
eram más, e as de seu irmão, justas" (1Jo 3.12).
SÍNTESE
DO TÓPICO III
Abel
foi um homem que agradou a Deus.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
Abel
Toda criança que conhece a Bíblia e todo adulto que já entrou
pelas portas de uma igreja sabe o nome desse segundo filho. Ele é o primeiro
inocente a sofrer, um jovem cuja vida foi extinta pela explosão de ciúmes de
seu próprio irmão. Exatamente porquê Deus preferiu a oferta de Abel é um
mistério para nós, mas não para eles. Eles sabiam. O mundo primitivo não era
entremeado de barulho e distração; a vontade de Deus devia ser clara como
cristal. A vontade de Deus para nós hoje é clara o suficiente também. Nós
sabemos que o serviço amoroso é a peça central, que ambição e orgulho são
corruptores. Sabemos que do nosso jeito ou de nenhum outro' ofende a Deus.
Sabemos que Deus requer nossa devoção, não importa o
custo" (365 Mensagens Inspiradas em Personagens da Bíblia, 12.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2012, p. 5).
CONHEÇA
MAIS
Abel
"Ele tornou-se o modelo de um mártir que sofre por sua
fé (Mt 23.35). Foi honrado por Jesus e aparece na galena dos heróis da fé (Hb
11.4). Embora sua oferenda fosse superior à de Caim, era inferior à de Jesus
Cristo (Hb 12.24). Pode ser dito a respeito dele que foi o primeiro pastor, o
primeiro homem justo. Ele foi vítima da mesma espécie de ciúme insano que tirou
a vida de Jesus. Abel, "pardo" é um termo que compõe vários outros
nomes de lugares, como, por exemplo, Abel-maim". Para conhecer mais leia,
Dicionário Bíblico Wycliffe, CPAD, p. 3. .
CONCLUSÃO
A humanidade começou mal, com a desobediência
dos primeiros habitantes da Terra. Adão pecou, pois desobedeceu a Deus dando
ouvidos ao Diabo. Toda a tragédia humana decorre daquele gesto de
desobediência. Caim, o primogênito,
preferiu desobedecer ao Criador. Seu irmão, Abel, pelo contrário, optou
dedicar-se a adorar a Deus, oferecendo o melhor do seu trabalho.
PARA
REFLETIR
A respeito de
Abel, exemplo de caráter que agrada a Deus, responda:
• Por que Caim matou Abel?
"Porque as suas obras eram más, e as de seu
irmão, justas".
• Deus se importa com o valor da oferta?
Não. Ele olha para o coração do ofertante.
• Quando a oferta tem valor diante de Deus?
Quando expressa o que está no íntimo de quem a
oferece.
• Que parte da humanidade Abel representa?
A parte da humanidade que se volta para Deus.
• Que parte da humanidade Caim representa?
A parte má da humanidade que dá as costas para
Deus.
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